Saese inicia treinamento em Reanimação Cardiopulmonar para profissionais de hospitais
A Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe (Saese) inicia, na tarde desta segunda-feira, 22, o treinamento em Reanimação Cardiopulmonar (RCP) voltado para profissionais não médicos que atuam em hospitais. A capacitação terá início às 14h, no auditório da nova sede da Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest-SE).
O presidente da Saese, Lucas Wynne Cabral, ressalta a importância da iniciativa. “São profissionais que, em algum momento de suas carreiras, vão presenciar um paciente em situação de parada cardiorrespiratória, seja em ambiente cirúrgico ou durante a internação. Por isso, precisam estar capacitados para oferecer o suporte necessário nesses casos”, destacou.
Segundo o presidente, muitos desses profissionais são o primeiro contato de pacientes que chegam ao hospital em parada. “Eles realizam o atendimento inicial, até a intervenção do médico. A proposta é deixá-los mais preparados para acolher melhor o paciente, que é a nossa principal preocupação”, completou.
O modelo do treinamento segue o mesmo já aplicado a mais de 1,5 mil alunos de escolas públicas e privadas. Com duração de quatro horas, a capacitação contará com parte teórica e prática. “Estamos dando um segundo passo no treinamento em RCP. Já passamos pelas escolas e agora iniciamos com profissionais de hospitais. A nossa intenção é capacitar tanto quem atua na rede privada quanto na pública”, finalizou o presidente da Saese.