FLUTUANTE TOPO 750 x 500
Aracaju (SE), 29 de janeiro de 2026
POR: SES/SE
Fonte: SES/SE
Em: 19/06/2021 às 09:01
Pub.: 23 de junho de 2021

Nutricionista da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes orienta sobre cuidados para a Anemia Falciforme

Nutricionista da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes orienta sobre cuidados para a Anemia Falciforme (Imagem: SES/SE)

Nutricionista da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes orienta sobre cuidados para a Anemia Falciforme (Imagem: SES/SE)

O Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme, 19 de Junho,  tem  como objetivo dar visibilidade e reduzir as taxas de morbidade e mortalidade pela doença. Nesse sentido, a nutricionista da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, Fabiana Barreto de Jesus Alves, explicou  como identificar a anemia, a causa e os tipos de alimentos que podem ser ingeridos por quem tem a Anemia Falciforme

Fabiana explica que a doença pode ser diagnosticada através do teste do pezinho, que é feito nas primeiras semanas de vida do bebê. “Para os casos de suspeita em crianças acima de quatro meses e/ou adultos, o diagnóstico pode ser feito através do teste de afoiçamento e da mancha e do eletroforese de hemoglobina”, explicou a nutricionista.

Ela observou que os principais sintomas sentidos pelo paciente com anemia falciforme são: infecção de repetição, úlceras e feridas, palidez, icterícia, crises de dor em qualquer parte do corpo e alteração no funcionamento dos rins, pulmão ,coração, além do aparecimento de pedras nas vesículas.

Ela esclareceu que a Anemia  Falciforme é causada por um defeito genético que resulta em síntese defeituosa de hemoglobina e hemácias em forma de foice, havendo privação de oxigênio;

Ela informou que existe diferença entre Anemia Falciforme e a Ferropriva. “A Anemia Ferropriva acontece quando há uma concentração reduzida de hemoglobina no sangue e diminuição no conteúdo de ferro total do organismo. Pode ser causada por uma ingestão insuficiente de ferro ou pela necessidade aumentada do paciente”, ressaltou.

Já sobre a Anemia Falciforme, é uma doença hereditária causada por uma mutação na hemoglobina e hemácias em formato de foice. “Essas alterações nos glóbulos vermelhos causam acúmulo das hemácias nos vasos sanguíneos e obstruem a circulação do sangue, causando assim a doença”, esclareceu.

Fabiana informou ainda, que os tipos de alimento que a pessoa deve ingerir  são folhosos verdes escuros, como couve, brócolis, espinafre e rúcula, pois são ricos em ácido fólico e esse mineral é importante para a produção das células do sangue. Também o feijão, grão de bico, ervilha, frango e peixe, pois são boas fontes de proteína para esses pacientes. Entra a cenoura, a batata doce, como são fontes de vitamina A por protegerem esses pacientes contra infecções.

Ela citou ainda o suco de laranja, goiaba, acerola e caju, pois são fonte de vitamina C, mas devem ser consumidos longe do almoço e do jantar desses pacientes. A nutricionista lembrou que a ingestão de água é importante,  a  hidratação adequada desses pacientes é fundamental para o tratamento dessa anemia. “O ideal é que sejam consumidos de dois a três litros de água por dia. A hidratação adequada ajuda a minimizar ou mesmo evitar as crises de dor, porque uma maior ingestão de água torna o sangue menos viscoso e melhora a circulação nos vasos. Caso realize atividade física ou apresente febre ou calor excessivo é necessário aumentar essa quantidade para 3 a 5 litros de água por dia”, orientou. Deve ser evitado o uso de bebidas alcoólicas, carne vermelha, fígado e alimentos gordurosos.


Notícias Indicadas

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação