Aracaju (SE), 29 de janeiro de 2026
POR: Díjna Torres
Fonte: Assessoria
Em: 29/01/2026 às 13:54
Pub.: 29 de janeiro de 2026

9ª edição da Festa de Mar celebra a preservação do meio ambiente e dos saberes ancestrais na Zona de Expansão de Aracaju

9ª edição da Festa de Mar celebra a preservação do meio ambiente e dos saberes ancestrais na Zona de Expansão de Aracaju - Foto: Assessoria

Entre os dias 05 e 07 de fevereiro, a comunidade Zenza, na Zona de Expansão de Aracaju, recebe a 9ª edição da Festa de Mar, um encontro que une preservação ambiental, arte, memória, espiritualidade e valorização dos saberes tradicionais ligados ao território, às águas e ao modo de vida da comunidade.

A programação tem início na manhã do dia 05 de fevereiro, com a limpeza da prainha da Ribanceira, realizada por meio de um mutirão comunitário que propõe a reflexão coletiva sobre a importância da preservação ambiental. A ação conta com o apoio da Associação de Moradores do Povoado Areia Branca e do coletivo Anjos do Rio, reafirmando o compromisso da Festa de Mar com o cuidado e a proteção dos ecossistemas costeiros e do Rio Vaza-Barris, fundamental para a vida da região.

Ainda no dia 05, à noite, a partir das 18h, a programação segue na Casa de Mar - Rua Cantinho da Vovó, Zenza- , com a exibição do filme “Mulheres do Mangue”, seguida de uma roda de conversa com a diretora e realizadora audiovisual Danielle Noronha. O momento também será marcado por uma homenagem aos guardiões e guardiãs dos saberes, reconhecendo a importância das lideranças comunitárias, das mulheres e dos mestres e mestras que mantêm vivas as tradições ancestrais ligadas ao território.

Para a Iyalorixá Martha Sales, a Festa de Mar é mais do que uma celebração cultural: é um ato de cuidado e responsabilidade com a natureza e com a espiritualidade das águas. “A Festa de Mar nos lembra que o Rio Vaza-Barris é um ser vivo, sagrado, que sustenta comunidades, histórias e tradições. Preservar o rio é preservar a nossa própria existência, nossa fé e a herança que deixamos para as próximas gerações. Cuidar das águas é um compromisso coletivo e ancestral”, destaca.

Encerrando a programação, no dia 07 de fevereiro, às 08h, acontece o cortejo, que sairá da Casa de Mar em direção à praia da Ribanceira. No local, será realizada a homenagem às orixás Yemanjá e Oxum, com a entrega dos presentes e uma celebração que reverencia as águas, a ancestralidade, a fé e a profunda relação entre comunidade, rio e mar.

A Festa de Mar chega à sua nona edição reafirmando-se como um importante espaço de encontro, de resistência cultural e de celebração coletiva, fortalecendo os vínculos comunitários e promovendo o respeito ao meio ambiente, ao Rio Vaza-Barris e às tradições que moldam a história da Zenza e de Aracaju.


Notícias Indicadas

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação