Trabalhador é hospitalizado após inalar gás R22 em acidente de trabalho em supermercado
Trabalhador é hospitalizado após inalar gás R22 em acidente de trabalho em supermercado de Estância.

Trabalhador é hospitalizado após inalar gás R22 em acidente de trabalho em supermercado (Foto: Via Diário Sergipano)
No final da manhã da última quinta-feira, 4, um homem de 47 anos foi encaminhado ao Hospital Regional de Estância, HRE, após inalar o HALOCARBONO 22, popularmente conhecido como Gás Refrigerante R22, produto altamente perigoso e que pode levar a morte. O fato foi registrado no supermercado Gbarbosa, em Estância.
Segundo as informações de um funcionário do supermercado, que preferiu não se identificar, o trabalhador, que presta serviços ao GB, estava na sala de preparação ou manipulação de frios, quando inalou o produto.
“No estacionamento da loja, que fica no subsolo, haviam trabalhadores de uma empresa que está fazendo a reforma do local e um deles, com uma máquina de perfurar, acabou acertando o cano que leva o gás às câmaras frias da loja, fazendo com que o produto vazasse”, disse a testemunha.
Ainda segundo as informações, o gás adentrou na sala de preparação onde estava o trabalhador terceirizado. “O gás formou como se fosse uma cortina de fumaça que chegou até a altura do joelho, só que ele pensou que fosse poeira oriunda da obra. Ao inalar o produto o trabalhador passou a sentir- se mal. Ele saiu da sala, foi para o meio da loja e em seguida desmaiou, sendo encaminhado por amigos de taxi ao hospital”, completou.
Outros casos
De acordo com o que fora apurado pela redação do “DS”, um engenheiro e um trabalhador da obra também inalaram o produto e foram encaminhados ao HRE. Ainda segundo as informações, 2 funcionários efetivos do supermercado passaram mal após ter contato com o produto, no entanto, não foram encaminhados ao hospital.
Perigo
O R22 é um gás que pode provocar efeitos adversos à saúde humana, tais como o congelamento dos lábios e da boca, dor de cabeça, sonolência, vertigem, náusea, desorientação e narcose, podendo, inclusive, levar a morte. Em altas concentrações o gás pode produzir arritimias cardíacas ou parada dos batimentos devido a sensibilização à Adrenalina e a Noradrenalina.