Secretaria de Saúde diz não haver confirmação de paciente com dengue hemorrágica em Lagarto
Diante das informações que circulam nos principais meios de comunicação do estado de Sergipe, onde refere-se a uma moradora do município de Lagarto, que, supostamente estaria internada na Unidade de Terapia Intensiva-UTI do Hospital Regional de Lagarto-HRL, acometida por dengue hemorrágica; o Secretário Municipal de Saúde, Alberto Cavalcante utilizou-se da mídia local para esclarecer os fatos de forma verídica “De fato, existe sim uma senhora internada na UTI do Hospital Regional, porém, não temos a confirmação que a mesma esteja com dengue hemorrágica, é preciso ter muito cuidado para não levar as informações de caráter errôneo para as pessoas, pois isso acaba provocando pânico na sociedade”, disse.

Secretaria de Saúde diz não haver confirmação de paciente com dengue hemorrágica em Lagarto (Imagem: Assessoria Educação Ambiental BR-101/NE)
O Secretário de saúde, que também é médico, esteve reunido com o Gerente do Centro de Controle do Zoonose, Amilton Fontes no sentido de discutir o assunto. Ainda ontem (26) em contato com o médico infectologista do hospital Dr. Thiago Mendes, houve uma análise clínica do caso, sendo elencado como possíveis diagnósticos diferencias a possibilidade de se tratar de um caso de “Leptospirose” ou um quadro viral, podendo ser “Dengue” ou “Influenza”, no qual esta último possui maior possibilidade no subtipo viral H1N1, devido ao quadro clinico do paciente.
O gerente do Zoonose Amilton, explica que, em relação ao foco de dengue, realmente foi identificado no local onde reside o pai da vítima a “larva” do mosquito transmissor e que de imediato todas as medidas foram tomadas pela Secretaria Municipal de Saúde com o tratamento adequado para eliminação do mesmo. Tanto na região quanto nas residências de parentes e vizinhos da família citada acima, está sendo realizado uma força tarefa que teve início na quarta-feira e deve continuar pelos próximos dias, bloqueando assim, a possibilidade de infestação.
O secretário municipal fez questão visitar escolas e residências junto aos agentes, no intuito de orientar os moradores.