Aracaju (SE), 19 de junho de 2021
POR: Marcio Rocha
Fonte: Marcio Rocha
Em: 07/05/2021 às 09h52
Pub.: 07 de maio de 2021

Whatsapp Pay é uma boa? :: Por Marcio Rocha


Marcio Rocha (Foto: Arquivo Pessoal)

Marcio Rocha (Foto: Arquivo Pessoal)

Cada vez mais as formas de pagamento têm se aproximado do consumidor, promovendo comodidade, praticidade e agilidade para suas compras ou operações individuais bancárias. O PIX está sendo um grande sucesso e revolucionou o mercado, dando muito mais liberdade ao público para fazer suas transações, estando cada vez mais solidificado na vida das pessoas. E agora, desde a última terça-feira, surgiu um método interessante para ser utilizado pelas pessoas, o Whatsapp Pay.


O maior aplicativo de mensagens do mundo, consequentemente uma das maiores redes sociais em atividade no momento, tem sempre inovado para manter o consumidor cada vez mais vinculado à ferramenta, que se tornou uma boa oportunidade de realização de negócios e agora, permitindo a possibilidade de realização de pagamentos, deixa a vida do consumidor cada vez menos complicada. Como você, caro leitor, sabe que nosso objetivo semanal é descomplicar a economia, obviamente falaremos desta ferramenta nesta semana.


Aprovado em 30 de março pelo Banco Central do Brasil (BCB), o público começou a ter acesso ao Whatsapp Pay desde a última terça-feira (04), para poder enviar e receber dinheiro. A ferramenta, na verdade, chegou em 2020, mas ainda no ano passado foi suspensa pelo BCB para sua regulamentação. Agora, quem desejar fazer seus pagamentos e recebimentos conta com mais acessibilidade a esse serviço em seu dispositivo móvel. 


Como utilizar?
Primeiramente, o usuário do serviço deve fazer uma atualização do aplicativo Whatsapp na sua loja vinculada ao sistema operacional. Tanto iOS, quanto Android já estão com o a atualização disponível. Daí, é necessário que seja criada uma conta no Facebook Pay, ferramenta já disponibilizada há alguns anos na rede social. Com a conta criada, será pedida uma validação com senha de seis dígitos para que seja usada em todas as transações pelo aplicativo. Além disso, deverá ser cadastrado um cartão vinculado à conta, seja ele de crédito, débito ou que exerça as duas funções ao mesmo tempo. Daí, pimba! Você estará apto a usar o Whatsapp Pay.


Para isso é necessário ter uma conta bancária, cuja vinculação de operação de crédito esteja nas bandeiras Visa ou Mastercard. Por enquanto somente os usuários do Banco do Brasil, Bradesco, Banco Inter, Itaú, Nubank, Sicredi e Mercado Pago têm acesso à funcionalidade. A empresa a operar as transações do Whatsapp Pay no Brasil é a Cielo. 


Há de se considerar que as operações de pagamentos pelo Whatsapp Pay têm um limite de até R$ 1 mil por transação e receber ou efetuar no máximo 20 transações diárias. O limite mensal de valore para operações da forma de pagamento é R$ 5 mil. Ou seja, pode ser que você utilize todo o limite de pagamento ou recebimento em poucos dias. Acredito que em breve esses valores deverão ser ampliados, à medida em que as operações, principalmente de vendas no varejo cresçam com o uso da ferramenta.


Cuidados com o uso
Obviamente, por se tratar de uma forma de pagamento, sempre aparecerão os espertalhões que quererão dar golpes nas pessoas desavisadas ou que enxerguem boa-fé nos outros. Portanto, você deve ter cuidado com as operações realizadas. As dicas são aquelas mesmas de sempre: Nunca compartilhe sua senha de operações pelo aplicativo com ninguém, muito menos o código de verificação. Se alguém lhe pedir isso, passe longe e não forneça os números. Tenha cautela com os links de pagamento enviados por pessoas desconhecidas, pois muitos se muitos golpistas já agem roubando contas de redes sociais para pedir dinheiro aos desavisados, imagine como será agora... sempre terá um estelionatário à espreita para tentar lhe dar um golpe.


Não fornecer o código de confirmação para terceiros é fundamental para evitar que alguém se aposse de sua conta, e por consequência use seu Whatsapp para fazer transferências irregulares. E se alguém tentar pedir dinheiro pelo aplicativo, mesmo sendo um amigo ou parente seu, se quiser ajudar, telefone primeiro para a pessoa. Isso vai evitar que você seja roubado.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação