Aracaju (SE), 24 de janeiro de 2026
POR: Marcio Rocha
Fonte: Marcio Rocha
Em: 27/02/2021 às 08:00
Pub.: 26 de fevereiro de 2021

A venda de transformadores e a eletrização da economia :: Por Marcio Rocha

Marcio Rocha (Foto: Arquivo Pessoal)

Marcio Rocha (Foto: Arquivo Pessoal)

Durante uma conversa com um amigo jornalista e empresário, constatei algo interessante que jamais teria me chamado a atenção. A venda de transformadores e como a economia está se movimentando nos últimos meses. Pode até ser um paralelo estranho a ser traçado, contudo, mostra-se coerente de acordo com o que está acontecendo no momento.

A única atividade que fechou o ano com saldo positivo de empregos no estado em 2020 foi a indústria, com 221 postos de trabalho gerados, que mostra uma recuperação da atividade industrial no estado, com esses novos trabalhadores que foram contratados. Esse contingente recuperado indica claramente que a atividade em Sergipe está mais movimentada e a situação do setor encontra-se em desenvolvimento. E por que os transformadores? 

Os aparelhos de ajuste tensão elétrica são fundamentais para todo o nosso cotidiano, fazem parte de nossas vidas, mais do que podemos perceber apenas nos postes da rede energética. Eles ajudam as empresas a regularem o seu consumo de energia e são muito vendidos para a sua colocação em plantas fabris e nas obras da construção civil. Obras no estado, neste momento estão em expansão com os investimentos que o governo está fazendo dentro do escopo do plano de recuperação da economia. Também temos visto novos empreendimentos imobiliários surgindo em vários pontos do estado, o que indica um aquecimento da atividade da construção, diante de um ano que foi muito complicado para o setor. Se temos mais transformadores sendo vendidos, inclusive com dificuldade de manutenção de estoque, temos uma maior atividade econômica em ativação. Isso é bom porque temos a certeza de que a cadeia produtiva sergipana está se reativando, se energizando depois dos problemas provocados pela pandemia que colocou o estado em curto-circuito por vários meses.

O reflexo da elevação da atividade comercial, com vários meses sucessivos de crescimento nas vendas, mostra que o impacto da pandemia está sendo minorado devido à volta do consumidor às lojas, o que movimenta além do comércio varejista, o atacado distribuidor, o próprio setor de serviços e a indústria, que também aponta uma boa recuperação. Com isso, toda a cadeia produtiva está nesses últimos meses, eletrizada. Depois de tanto tempo com a bateria descarregada, um choque aconteceu para dar essa volta de força ao setor produtivo. 

Se o quadro atual da venda dos transformadores vai continuar assim, dependerá do comportamento do mercado local, em todos os setores da atividade econômica. Entretanto, neste momento ainda de economia fortalecida, vale a pena confiar no que há de vir. Alguns fatores serão determinantes nos próximos meses para que isso continue nesse ciclo de alta voltagem, a exemplo da volta do auxílio emergencial e a manutenção do crescimento das vendas, pois é isso que vai continuar promovendo o crescimento de nosso estado, de nosso povo, com novos empregos para promover mais geração de renda para as famílias e receita para o estado continuar a reaplicar em novos empreendimentos. 


Notícias Indicadas

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação