Aracaju (SE), 14 de janeiro de 2026
POR: Dra. Jussara França Resende
Fonte: Dra. Jussara França Resende
Em: 31/07/2020
Pub.: 03 de agosto de 2020

Tratamento precoce para o covid-19, escreve a médica Jussara França Resende

Dra. Jussara França Resende (Foto: Arquivo Pessoal)

Dra. Jussara França Resende (Foto: Arquivo Pessoal)

*Dra. Jussara França Resende

Um inimigo invisível, sorrateiro, que mudou o mundo da forma como conhecíamos.

Já passamos da metade do ano de 2020 e ainda estamos vivendo um tipo de guerra completamente diferente daquela que conhecemos. A pandemia do sars-cov-2 (covid-19) declarada pela OMS na data de 11 de março ainda promove mortes em todo mundo e já perdemos mais de 80 mil brasileiros.

Uma virose causada pelo vírus sars-cov-2, que tem uma afinidade muito grande pelo sistema respiratório, mas que causa graves transtornos em vários órgãos, quando chega ao seu estágio mais grave.

É uma doença onde a transmissão principal se dá através das gotículas produzidas pelas vias respiratórias. Se estivermos infectados e respirarmos, falarmos, tossirmos, espirrarmos, dentre várias outras formas onde as gotículas possam ser depositadas, em objetos, próximos de outras pessoas, podemos infectá-las.

Se nos infectarmos, temos um tempo de 14 dias onde estaremos assintomáticos, e dentro deste período, os sintomas podem surgir em uma média de 5 a 6 dias. Ai deixaremos de ser assintomáticos e passaremos a ser sintomáticos. Quando entramos na fase 1 – fase que vai do 1º ao 4º dia dos sintomas. O ciclo do vírus é formado por 3 fases, onde a fase 1 é a dos sintomas mais leves, onde todos chamam de “gripizinha”. Essa é a fase crucial para tratarmos o mais precocemente possível.

Infelizmente o nosso país não se mobilizou de forma padrão para uma testagem em grande escala de toda a população onde, desta forma, poderíamos saber quem estaria doente e quem não estaria. Poderíamos já ter iniciado o tratamento dos positivos o mais rápido possível, evitando assim as internações em massa, o desespero da população e, quem sabe, até não ter desestabilizado tanto a nossa economia.

Hoje o foco principal é o tratamento precoce. Os sinais clínicos são soberanos. Não podemos mais ficar de braços cruzados esperando o resultado de um exame colhido entre o 3º ao 5º dia de uma doença instantânea, uma doença agressiva, que evolui subitamente, causando danos catastróficos ao corpo humano, e evoluindo, em vários casos, à morte.

Ainda não existe tratamento, não existe vacina, não existe cura. Existe a boa vontade de alguns poucos médicos que querem fazer a verdadeira medicina, de ir até o povo e tratá-lo.

E o tratamento precoce, profilático, seja lá qual a nomenclatura que queiram dar, é a única salvação que a população do Brasil, assim como a população mundial tem nas mãos.

Se nossos gestores não possuem um plano de ação efetivo e eficaz, porque no meu entender saúde e política, nessa guerra que enfrentamos não estão combinando desde o início, então sou da opinião que deixem os médicos e os cientistas tomarem as rédeas e liderarem essa ação na área da saúde pública. Precisamos de gestores que saibam a importância de uma ação técnica e científica eficaz no combate à covid19 e não de políticos que tragam desinformação à população.

Proponho a todos os colegas médicos do Brasil e do mundo unirmos nossas forças e começarmos a tratar nossos conterrâneos, nossos pacientes, e deixo livre o meu protocolo de profilaxia/tratamento, onde estou fazendo meu trabalho científico observacional, cuidando das pessoas em suas casas, sem a necessidade de internação, deixando os hospitais para os casos extremamente graves.

*Médica Anestesiologista CRMSP 87781, Pós Graduação em Medicina Aeroespacial, MBA Executivo em Saúde, Bacharel em Direito.


Notícias Indicadas

Trabalhadores dos shoppings de Aracaju reagem à cobrança de estacionamento e negociam suspensão da taxa

Prefeitura intensifica fiscalização contra comércio ilegal e falsificação de canetas emagrecedoras

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Justiça reconhece atuação legal da Guarda Municipal e rejeita denúncia por abuso de autoridade

Iguá Sergipe acelera implantação de reservatórios para ampliar reserva hídrica em 10 cidades

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Câmara publica edital de concurso público com inscrições em janeiro

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação