Aracaju (SE), 13 de janeiro de 2026
POR: Thamirys Andrade
Fonte: Pleno News
Em: 13/01/2026 às 13:27
Pub.: 13 de janeiro de 2026
Atualizada: 13/01/2026 às 15h18

O que é Linfoma de Hodgkin, que levou Isabel Veloso à morte?

Doença é um dos tipos de câncer com maiores taxas de cura na oncologia

Isabel Veloso - Foto: Reprodução/Instagram

A história da influenciadora Isabel Veloso, que morreu aos 19 anos no último sábado (10), após ser diagnosticada com um câncer chamado Linfoma de Hodgkin, comoveu pessoas de todo o Brasil. A doença é um tipo de câncer agressivo que surge no sistema linfático e requer atenção aos sintomas, pois se diagnosticado cedo tem altas chances de cura. Por esse motivo, o quadro Dicas de Saúde & Beleza traz, nesta terça-feira (13), informações essenciais para você estar atento aos sinais da doença!

Em linhas gerais, o Linfoma de Hodgkin é um câncer que começa nos linfócitos, que são células do nosso sistema imunológico, responsáveis por nos defender de vírus, bactérias e outras doenças.

Essas células circulam principalmente pelo sistema linfático, que inclui os gânglios, o baço e outros órgãos. Quando elas sofrem uma alteração e passam a se multiplicar de forma descontrolada, surge o linfoma.

Entre os principais sintomas estão o aumento dos gânglios, que são aquelas ínguas indolores que aparecem no pescoço, axilas e virilhas. Pode também haver cansaço excessivo, febre sem causa aparente, coceira no corpo, sensação de fraqueza, suor intenso durante a madrugada e perda de peso sem explicações.

É importante ressaltar que o fato de ter aparecido uma íngua no corpo não necessariamente caracteriza a doença. É importante investigar! O diagnóstico é feito por meio de exames de imagem ou biópsia do gânglio.

Uma das principais diferenças do Linfoma de Hodgkin em relação a outros linfomas é a presença das células de Reed-Sternberg nos exames microscópios. É dessa forma que os médicos conseguem identificar que não é algum outro tipo de câncer no sistema linfático, o que ajuda na definição do tratamento.

O Linfoma de Hodgkin pode surgir em pessoas de todas as idades, mas costuma ser mais comum em adultos entre os 20 e 35 anos, e pessoas acimas dos 60 anos.

Caso haja o diagnóstico, é importante ter em mente que o Linfoma de Hodgkin é um dos tipos de câncer com maiores taxas de cura! O tratamento envolve quimioterapia, radioterapia e outros métodos, como transplante de medula óssea, a depender do estágio da doença.

E aqui vai uma curiosidade: até as décadas de 60 e 70, essa era uma doença tida como incurável. Entretanto, o desenvolvimento da poliquimioterapia combinada a diferentes medicamentos quimioterápicos mudou por completo os resultados e ampliou a margem de cura.

Infelizmente, para a jovem Isabela o Linfoma de Hodgkin foi fatal. Ela deixou o esposo, Lucas Borbas, e um bebê de 1 ano chamado Arthur. Mas nem todas as pessoas diagnosticadas com a doença precisam ter o mesmo desfecho. Por isso, fica o alerta do Pleno.News e da Rádio 93 FM: ao perceber algo diferente no seu corpo procure um médico. Informação e diagnóstico precoce podem salvar vidas!


Notícias Indicadas

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Justiça reconhece atuação legal da Guarda Municipal e rejeita denúncia por abuso de autoridade

Iguá Sergipe acelera implantação de reservatórios para ampliar reserva hídrica em 10 cidades

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Câmara publica edital de concurso público com inscrições em janeiro

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Prefeitura mantém IPTU congelado em 2026 e publica calendário oficial de pagamento

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Clínica de saúde ComfortClin amplia oferta de serviços e lança check-up acessível em Aracaju

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação