Aracaju (SE), 14 de janeiro de 2026
POR: Gabriel Damásio
Fonte: Ascom Unit
Em: 14/01/2026 às 08:30
Pub.: 14 de janeiro de 2026

Pequenos hábitos diários podem transformar o estilo de vida e prevenir doenças

Beber mais água, caminhar e dormir melhor são atitudes acessíveis que geram benefícios duradouros ao organismo, como controle da pressão arterial, da glicemia e do equilíbrio hormonal

Pequenos hábitos diários podem transformar o estilo de vida e prevenir doenças - Foto: Ascom Unit

A busca por mais saúde e mais qualidade de vida motiva muita gente a entrarem para academias de ginástica, iniciarem a prática de esportes e mudarem a alimentação, valendo-se de planejamentos, estratégias e sacrifícios. Outras pessoas até desejam seguir por esse caminho, mas sequer sabem por onde começar. O que poucos sabem é que pequenos e simples hábitos incorporados ao dia-a-dia, sendo feitos todos os dias e constantemente, já representam uma grande mudança, capaz de prevenir doenças e até mesmo retardar o envelhecimento. 

Trata-se da “Medicina do Estilo de Vida”, uma abordagem baseada em evidências científicas que utiliza intervenções não farmacológicas como eixo central da promoção da saúde, da prevenção e do tratamento de doenças crônicas. Segundo o professor Marcelo Mendonça Mota, dos cursos de Educação Física e Medicina da Universidade Tiradentes (Unit), ela se fundamenta principalmente na adoção de comportamentos saudáveis relacionados à atividade física regular, alimentação adequada, sono de qualidade, manejo do estresse, cessação do tabagismo, consumo moderado ou ausência de álcool e fortalecimento de vínculos sociais. “O foco deixa de ser apenas o tratamento da doença instalada e passa a ser o cuidado contínuo com o estilo de vida”, resume.  

De acordo com ele, a Medicina do Estilo de Vida propõe ajustes nos hábitos e comportamentos ao invés das mudanças radicais e difíceis de sustentar. A pessoa pode beber mais água ao longo do dia, caminhar mais vezes (inclusive em deslocamentos curtos), optar por escadas em vez de elevadores quando possível, incluir mais frutas, legumes e verduras na alimentação, reduzir longos períodos em que se permanece sentado, dormir e acordar em horários mais regulares, e reservar momentos para relaxamento e controle do estresse.

“Esses pequenos comportamentos, quando repetidos ao longo do tempo, geram adaptações fisiológicas e comportamentais significativas, tornando-se uma estratégia viável, acessível e sustentável para a maioria das pessoas. Evidentemente que adaptações podem ser necessárias de acordo com idade, condição clínica, limitações físicas e contexto social, mas o princípio central é que pequenas mudanças são possíveis em praticamente qualquer realidade”, afirmou Marcelo.

Efeitos graduais

Entre os principais efeitos que esses pequenos hábitos exercem no organismo de cada pessoa, o professor cita a melhoria do controle glicêmico, da pressão arterial, do perfil lipídico, da composição corporal e da aptidão cardiorrespiratória. Além disso, as práticas contribuem para o equilíbrio hormonal, a redução de processos inflamatórios, a melhora da função imunológica e da saúde mental. E o próprio organismo responde positivamente à regularidade desses estímulos, mesmo quando a intensidade das mudanças é baixa.

“Algumas melhorias, como aumento da disposição, melhora do humor e do sono, podem ser percebidas em curto prazo. No entanto, mudanças mais estruturais, como redução de gordura corporal, melhora significativa de marcadores metabólicos ou prevenção de doenças crônicas, acontecem lentamente. Isso ocorre porque o corpo precisa de tempo para se adaptar biologicamente e consolidar novas rotinas comportamentais”, detalha Marcelo.

A longo prazo e com a constância na manutenção destes hábitos, esta estratégia pode prevenir ou até reverter doenças. Conforme o professor, a repetição diária desses hábitos atua diretamente nos mecanismos fisiopatológicos das doenças crônicas, como resistência à insulina, inflamação sistêmica, sedentarismo e disfunções metabólicas. “Ao longo do tempo, essa prática regular pode prevenir o surgimento de doenças como diabetes tipo 2, hipertensão, obesidade e doenças cardiovasculares, além de auxiliar no controle e, em alguns casos, na reversão de quadros já instalados, sempre com acompanhamento profissional quando necessário”, afirma. 

E o segredo para perseverar nestes pequenos hábitos saudáveis não está na perfeição, mas sim na consistência deles, de modo a encará-los como uma prática que deve ser seguida pelo resto da vida, não como uma obrigação, mas como uma prática que eleva a disposição física e a autoestima. “Estabelecer metas realistas, integrar os hábitos à rotina, compreender os benefícios a médio e longo prazo e respeitar o próprio ritmo são estratégias fundamentais. Além disso, associar os hábitos a momentos do dia já consolidados, buscar apoio social e enxergar o cuidado com a saúde como um processo contínuo — e não como algo temporário — aumenta significativamente as chances de adesão e manutenção ao longo da vida”, orienta o professor da Unit. 


Notícias Indicadas

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Trabalhadores dos shoppings de Aracaju reagem à cobrança de estacionamento e negociam suspensão da taxa

Prefeitura intensifica fiscalização contra comércio ilegal e falsificação de canetas emagrecedoras

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Justiça reconhece atuação legal da Guarda Municipal e rejeita denúncia por abuso de autoridade

Iguá Sergipe acelera implantação de reservatórios para ampliar reserva hídrica em 10 cidades

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Câmara publica edital de concurso público com inscrições em janeiro

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação