16 de julho de 2019
POR: Willan França
Fonte: Assessoria Instituto França de Pesquisas
Em: 16/07/2019 às 00h00

O que é Pesquisa Eleitoral? :: Por Willan França


O que é Pesquisa Eleitoral? (Imagem: Instituto França de Pesquisas)

O que é Pesquisa Eleitoral? (Imagem: Instituto França de Pesquisas)

O que é Pesquisa Eleitoral? 
Uma pesquisa eleitoral com certeza é um artifício de suma importância para o desenvolvimento de uma eleição, tanto no que se refere aos veículos de mídia, que noticiam todo o processo eleitoral, quanto para os próprios políticos, visto que as pesquisas possibilitam ao candidato mensurar se a campanha em questão está surtindo o efeito inicialmente desejado.


Neste artigo, você vai saber sobre alguns pontos relevantes a respeito de uma pesquisa eleitoral.


Como se faz a pesquisa eleitoral
O método utilizado para se fazer uma pesquisa eleitoral muda de acordo com o instituto encarregado de tal tarefa, pois existem várias formas diferentes de abordagem. O mais comum ao se fazer uma pesquisa é a amostragem não-probabilística. Não se deve confundir a pesquisa eleitoral com um censo, pois este apresenta 100% de confiança e representatividade total da população.


Margem de Erro na Pesquisa Eleitoral
A margem de erro, assim como o nível de confiabilidade do instituto de pesquisa, é delimitada antes mesmo da pesquisa começar. Se quem contrata a pesquisa deseja obter um número menor de margem de erro, uma amostragem maior terá de ser solicitada, para que a representatividade tente se aproximar cada vez mais da realidade.


A influência de uma pesquisa Eleitoral no Planejamento
Ao contrário do que se imagina, as pesquisas eleitorais não são feitas apenas em época de eleição. Elas são feitas com uma certa regularidade, que analisam a satisfação do povo a respeito dos candidatos eleitos nas últimas eleições, e medem o nível de popularidade e reprovação dos mesmos.


Cenários que antecipam as eleições e procuram saber quem seria eleito em um determinado momento também são consideradas pesquisas eleitorais, como por exemplo, “em quem você votaria caso a eleição fosse amanhã? ”. Esses tipos de pesquisa nem se comparam com as realizadas em período eleitoral, que muitas vezes chegam a ser feitas todos os dias, mas são ferramentas importantes para o funcionamento das engrenagens políticas e midiáticas.


Benefícios ao fazer a pesquisa eleitoral
Uma pesquisa eleitoral é algo que beneficia diversas partes. Os institutos de pesquisa lucram com os trabalhos feitos; os políticos podem acompanhar o marketing de suas campanhas e mudar suas estratégias dependendo do que a pesquisa apontar; os conglomerados de notícias aumentam suas vendas e circulação com as pesquisas, o que consequentemente atrai mais público para os debates que são produzidos posteriormente; e os eleitores podem ter uma base sobre em quem votar, bem como se seu candidato está indo bem; a pesquisa pode influenciar o voto, visto que um candidato pode não receber votos simplesmente porque não apresenta uma quantidade significativa de intenções na pesquisa.


Com essa visão mais ampla sobre as pesquisas, agora você pode ficar mais atento em períodos de eleição; mas lembre-se de votar com consciência e acompanhar de perto seu candidato antes e depois de conceder a ele seu voto.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação