Aracaju (SE), 15 de janeiro de 2026
POR: Seit/SE
Fonte: Seit/SE
Em: 07/10/2019 às 14:20
Pub.: 07 de outubro de 2019

Conferência Estadual de Assistência Social de Sergipe acontece nesta quarta-feira, 9/10

Evento será encerrado com ato público em defesa do SUAS, na Praça General Valadão.

Conferência Estadual de Assistência Social de Sergipe acontece nesta quarta-feira, 9/10 (Imagem: Divulgação)

Conferência Estadual de Assistência Social de Sergipe acontece nesta quarta-feira, 9/10 (Imagem: Divulgação)

Com o tema “Assistência Social: Direito do Povo, com financiamento público e participação social”, nesta quarta-feira, 9 de outubro, acontece a 13ª Conferência Estadual de Assistência Social. O evento será realizado das 08h às 16h, na Uninassau, pelo Conselho Estadual da Assistência Social (CEAS) em parceria com a secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho (SEIT), com tem o objetivo de reunir todos os atores que implementam e vivenciam as políticas públicas do setor em Sergipe: gestores, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), usurários e entidades prestadoras de serviços socioassistenciais.

As discussões realizadas pelos grupos serão divididas em três eixos temáticos: ‘A Assitência Social é um direito do cidadão e dever do Estado’; ‘Políticas Públicas têm que ter financiamento público’; ‘A participação popular garante a democracia e o controle da sociedade’. Integrando a programação, a ex-ministra do Desenvolvimento Social (MDS), Márcia Lopes, ministrará a Palestra: “Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social”, abordando a importância de conhecer as políticas públicas da Assistência Social e as ações de mobilização de gestores e população para que essas políticas permaneçam ativas.

Os delegados que irão compor a Conferência Estadual foram eleitos anteriormente nas etapas municipais da Conferência, que aconteceram entre 01 de junho e 30 de agosto. Em Sergipe, 69 dos 75 cidades realizaram as etapas municipais. Ao final da Conferência Estadual, serão eleitos os representantes que levarão as propostas de Sergipe para a Conferência Nacional Democrática da Assistência Social, de 25 a 26 de novembro, em Brasília. Histórica, esta conferência nacional foi construída integralmente pelos sujeitos que compõem o SUAS, os trabalhadores, usuários, gestores e entidade prestadora de serviços socioassistenciais, com o amplo apoio dos movimentos sociais e sindicais.

Na visão da presidente do CEAS, Kátia Ferreira, a Conferência Estadual de Assistência Social de Sergipe representa um ato de resistência e, por essa razão, será encerrada com um grande ato público na própria quarta-feira (09), com concentração a partir das 16h30, na Praça General Valadão, centro de Aracaju. “Além da realização da Conferência, julgamos importante mobilizar os gestores e toda a população para o ato público em defesa do Sistema Único de Assistência Social, um ato de resistência contra os cortes do Governo Federal, garantindo o fortalecimento da política pública na defesa da proteção social”, apontou Kátia Ferreira, presidente do CEAS.

A secretária de Estado da Assistência Social, Lêda Lúcia Couto, reforça a importância da Conferência para o fortalecimento do controle social. “A Conferência é absolutamente necessária, porque todas as entidades que compõem o Conselho enquanto representantes da sociedade civil organizada, assim como gestores públicos e a população em geral precisam estar envolvidos na discussão das políticas públicas, sobretudo de uma área tão importante quanto é a da Assistência Social. Vivemos em um país onde ainda há grandes desigualdades e muita vulnerabilidade social. Os serviços socioassistenciais são, portanto, itens de primeira necessidade para a nossa sociedade, precisando, assim, estar no foco de atenção de todos”, defende a gestora.


Notícias Indicadas

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Trabalhadores dos shoppings de Aracaju reagem à cobrança de estacionamento e negociam suspensão da taxa

Stand-up "A Ignorância é uma Dádiva”, de Renato Albani, abre sessão extra em Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Justiça reconhece atuação legal da Guarda Municipal e rejeita denúncia por abuso de autoridade

Iguá Sergipe acelera implantação de reservatórios para ampliar reserva hídrica em 10 cidades

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Câmara publica edital de concurso público com inscrições em janeiro

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação