14 de setembro de 2017
POR: Tatianne Melo
Fonte: Assessoria do Evento
Em: 14/09/2017 às 00h00

Nesta sexta e sábado, 15 e 16, Enchefs-SE 2017 agita cena gastronômica com concurso e aulas shows


Os chefs nacionais Fabrício Lemos e Lisiane Arouca (BA) e Leonardo Roncon(SP) são nomes confirmados para o evento que terá também palestra, talk show.


Enchefs-SE 2017 (Imagem: Divulgação)

Enchefs-SE 2017 (Imagem: Divulgação)


O Encontro de Chefs de Sergipe (Enchefs-SE) 2017 começará nesta sexta-feira, 15, e segue no sábado, 16, reunindo grandes nomes da gastronomia brasileira - Fabrício Lemos, Lisiane Arouca (Restaurante Origem - Salvador/BA) e Leonardo Roncon (programa Chefs em ação - São Paulo) - e, claro, promovendo o concurso que elegerá o representante do Estado no Prêmio Nacional Dólmã.


A conferência de abertura do Enchefs ocorrerá nesta sexta-feira, 15, a partir das 18h30, no Auditório Padre Arnóbio (localizado no Bloco D do Campus Farolândia da Universidade Tiradentes), e terá a palestra “Sustentabilidade, Gastronomia e Turismo”, com Laura Almeida de Calasans, professora/mestre do curso de Turismo da Universidade Federal de Sergipe, e talk show com Fabrício Lemos, Lisiane Arouca e Leonardo Roncon.


No sábado, 16, o Enchefs-SE dará prosseguimento, a partir das 8h30, no auditório Padre Arnóbio da Tiradentes, com aulas shows dos três chefs convidados e da chef Suellen Lima, coordenadora estadual do evento e embaixadora da Gastronomia de Sergipe - eleita no Prêmio Dólmã 2016.


Enchefs no Brasil
A partir das 10h do sábado, será a vez do concurso gastronômico (profissional e estudantil), no Espaço Gourmet da Unit. Os chefs profissionais elaborarão um prato com ingredientes da culinária regional ou local, que, posteriormente, será avaliado por uma banca de jurados. O eleito ocupará uma das três indicações de Sergipe para o Dólmã 2017 - prêmio máximo da culinária brasileira -, que acontecerá em novembro, no Ceará.


Assim como Sergipe, outros 16 Estados do Brasil realizam edições estaduais do Enchefs, a exemplo de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo.


De acordo com a Coordenação Nacional, o Encontro de Chefs em cada Estado proporciona a reafirmação de profissionais que já possuem reconhecimento e a descoberta de novos talentos. “Os Enchefs estaduais surgiram em 2016 para promover a valorização e a identificação de novos sabores, utilizando os insumos regionais ou locais”, destaca Ingrid Abs, coordenadora nacional do evento.


O Enchefs Sergipe é uma realização do grupo Conforto Gastronômico, com co-realização do Comitê da Gastronomia Brasileira, tem o apoio da Universidade Tiradentes, da Caiçara Consultoria e Turismo, e patrocínio da Maratá, Vitarella, Mostarda Bar Bistrô, Banana Azul, Cachaça Engenho Lyra, Cachaça Boa Luz, Cachaça Reserva do Barão e Angatu.


Confira programação do Enchefs-SE 2017


15/09 (sexta-feira) - Conferência de abertura
18h30 - Abertura no Auditório Padre Arnóbio - Campus Farolândia da Universidade Tiradentes (Unit)
19h30 - Palestra “Sustentabilidade, Gastronomia e Turismo” com a professora Laura Almeida Calasans (mestre em Geografia e professora de Turismo da UFS)
20h - Talk Show com Leonardo Roncon, Fabrício Lemos e Lisiane Arouca
22h - Encerramento


16/09 (sábado) - Aulas shows e concurso
8h30 - Aula Show: “Cozinha Sustentável” - Leonardo Roncon/Aula Show: “Valorizando os Ingredientes Locais” - Suellen Lima, no Espaço Goumert da Unit
10h - Final do Concurso Gastronômico para estudantes e profissionais, no Espaço Gourmet da Unit
10h30 - Aula Show: “Comida de Verdade” - Lisiane Arouca e Fabrício Lemos, no Espaço Gourmet da Unit 
12h - Resultado do finalista para o Prêmio Dólmã Nacional 2017


Serviço
Evento:
Encontro de chefs de Sergipe (Enchefs-SE)
Data: 15 e 16 de Setembro (sexta-feira e sábado)
Hora de início: 18h30 (dia 15) / 8h30 (dia 16)
Horário de início do concurso gastronômico: 10h
Local: Universidade Tiradentes (Unit)
Assessoria de Comunicação: Tatianne Melo - 99933-0750 (VIVO) / tatianne.s.melo@gmail.com

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação