30 de maio de 2017
POR: Gilmário Amaral
Fonte: Portal Mais Sertão
Em: 29/05/2017 às 09h00

Globo Repórter exibirá matéria especial com Chef do Sertão


Globo Repórter exibirá matéria especial com Chef do Sertão  Chef Timoteo Domingos (Foto: Portal Mais Sertão)

Globo Repórter exibirá matéria especial com Chef do Sertão Chef Timoteo Domingos (Foto: Portal Mais Sertão)

No último dia 15, a equipe do Globo Repórter chegou à Sergipe para fazer matéria especial sobre as PANC’s (plantas alimentícias não convencionais) da caatinga com o Chef do Sertão, Timoteo Domingos, idealizador do projeto Gastrotinga.


A matéria que será exibida no programa “Globo Repórter” da TV Globo de televisão teve como polo inicial de gravações o Povoado São Mateus – Gararu/SE, onde na terça-feira, 16, a equipe de produção fez gravações na mata nativa, dando destaque à algumas espécies de cactáceas, além de cerca de vinte espécies de plantas comestíveis do bioma caatinga.


Na sede do povoado São Mateus, houve degustação de algumas receitas feitas à base de plantas e cactos da caatinga, onde na oportunidade estiveram presentes o Chef Rivandro França (Recife/PE) e Seichele Barboza (Aracaju/SE), finalizando as gravações do dia ao som do forró pé de serra com Fernando Vieira.


Seguindo o roteiro, as gravações do dia seguinte aconteceram no Povoado Santa Rita – Nossa Senhora da Glória/SE, local onde o Chef Timoteo Domingos e o projeto Gastrotinga com o novo conceito gastronômico do Sertão tem parcerias para desenvolvimento de viveiros com variadas espécies de cactáceas e plantas comestíveis da caatinga.


Também foram polos das gravações do especial da caatinga, as cidades de Canindé de São Francisco/SE, Piranhas/AL e Maravilha/AL, onde Timoteo Domingos nasceu e viveu durante os primeiros anos de vida.


Em Maravilha, o Chef do Sertão, idealizador do novo conceito gastronômico à base do bioma caatinga, e à frente do projeto Gastrotinga, vem desenvolvendo a primeira reserva de mata nativa para desenvolvimento do novo conceito gastronômico que tem ganhado espaço à nível nacional e adotado por grandes Chefs do Brasil, especialmente da região Nordeste do país.


As gravações da matéria foram concluídas na cidade de Recife/PE, com participação do Chef Rivandro França que já dispõe no cardápio de seu restaurante, pratos que levam ingredientes da caatinga em sua composição, à exemplo do “palmas para o sertão”, uma das exclusividades que oferece a palma como ingrediente.


Timoteo Domingos, que desde a infância começou a criar receitas utilizando plantas da caatinga e cactáceas em seus ingredientes, já teve diversas participações em revistas e programas de tv nacional e local. Brevemente o Chef do Sertão deverá lançar o primeiro livro de receitas autorias.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação