FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 30 de outubro de 2025
POR: Adepol/SE
Fonte: Adepol/SE
Em: 19/06/2020
Pub.: 22 de junho de 2020

Delegados contam como é trabalhar em meio à pandemia do coronavírus

Os delegados de Polícia de Sergipe continuam trabalhando com suas equipes para manter a segurança da sociedade e também fazer valer as medidas governamentais como o isolamento social. Em tempo de pandemia, eles são uma das poucas profissões que fazem parte dos serviços essenciais, continuaram a trabalhar em meio a risco de contaminação e precisaram se adaptar às mudanças necessárias de proteção indicadas pelos órgãos de Saúde.

Viviane Pessoa lembra que a sociedade necessita se sentir segura (Foto: Adepol/SE)

Viviane Pessoa lembra que a sociedade necessita se sentir segura (Foto: Adepol/SE)

A delegada Viviane Pessoa, coordenadora de Polícia da Capital (Copcal) e do Plano de Emergência de combate ao coronavírus da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE), ressalta que os policiais são profissionais fundamentais para dar efetividade aos Decretos do Governo.

“Num momento tenso como esse, os delegados têm o importante papel de manter suas equipes em harmonia e confiantes para o enfrentamento da pandemia e o combate ao crime. A sociedade precisa se sentir segura e saber que existem profissionais abnegados zelando por ela”, diz Viviane Pessoa, acrescentando que, até o momento, 19 delegados testaram positivo, mas a maioria já retornou ao trabalho. 

Marília Miranda conta que quatro delegadas testaram positivo no DAGV (Foto: Adepol/SE)

Marília Miranda conta que quatro delegadas testaram positivo no DAGV (Foto: Adepol/SE)

Uma delas foi a delegada Marília Miranda, do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV). Ela relata que quatro das seis delegadas lotadas no DAGV testaram positivo, em períodos diferentes. “Podemos dizer que tivemos sorte, pois quando uma se contaminou a outra já estava retornando e sempre tínhamos delegados presentes no Departamento. É importante a presença do delegado para intervir em cada caso. Com a pandemia, percebemos que os Boletins de Ocorrência diminuíram, mas os conflitos aumentaram e os flagrantes também”, diz ela, ao comentar que quando esteve doente, apresentou sintomas leves.

Marília explica que apesar de ter ampliado o número de tipificação das denúncias que podem ser feitas na Delegacia Virtual, no Portal do Cidadão, alguns casos a exemplo de estupro, lesão corporal ou ameaça reincidente permanecem necessitando que o registro seja feito pessoalmente. “Nos casos que precisamos de alguma medida protetiva é necessário que a vítima venha à Delegacia e é importante que tenha um delegado para receber”, comenta.

Samuel Oliveira relata que comerciantes descumpriram os decretos (Foto: Adepol/SE)

Samuel Oliveira relata que comerciantes descumpriram os decretos (Foto: Adepol/SE)

O delegado Samuel Oliveira, que está à frente da Delegacia Regional de Nossa Senhora da Glória e de São Miguel do Aleixo, conta que além de atender a portaria da SSP -  ampliando os crimes registrados virtualmente e o uso constante de EPIS-, a rotina na delegacia não mudou. “Com a portaria, alguns crimes passaram a ser registrados somente pela Delegacia Virtual, mas os flagrantes permanecem sendo lavrados na delegacia. E a equipe enfrenta tanta coisa pior no dia a dia que não existe medo com relação à pandemia. Estamos tomando os devidos cuidados indicados pelos órgãos de saúde, usando os EPIs e álcool em gel”, explica ele, comemorando que até o momento ninguém testou positivo na equipe.

Samuel ressalta que a dificuldade foi fazer com que a população entendesse a gravidade da situação e a necessidade de atender aos Decretos Governamentais. “Alguns comerciantes desobedeceram a determinação do Governo e precisamos fazer termos circunstanciados. Algumas pessoas também desacataram o secretário e agentes de saúde, que estavam trabalhando em prol da população, e também precisamos intervir para que a ordem fosse mantida no município e as determinações seguidas”, explica.

Plano Emergencial
A Polícia Civil de Sergipe elaborou no início de março um Plano de Emergência de combate ao Coronavírus, com o objetivo de proteger policiais civis e todos os cidadãos sergipanos que necessitam dos serviços da instituição. Segundo Viviane Pessoa, o plano traz medidas a serem adotadas para ajudar minimizar eventuais prejuízos ao trabalho da polícia.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação