Aracaju (SE), 27 de maio de 2025
POR: Governo de Sergipe
Fonte: Governo de Sergipe
Em: 23/05/2025 às 12:00
Pub.: 23 de maio de 2025

Seca grave atinge cinco municípios no Alto Sertão e Centro-Sul do estado

Boletim do Monitor de Secas em abril mostra agravamento do quadro em Sergipe, com perspectiva de melhoras nos próximos meses

Boletim do Monitor de Secas em abril mostra agravamento do quadro em Sergipe, com perspectiva de melhoras nos próximos meses - Foto: Arthuro Paganini/Governo de Sergipe

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), informa que persiste o agravamento da seca no estado, conforme o boletim do Monitor de Secas referente ao mês de abril. De acordo com o documento, 21 dos municípios sergipanos não têm registros de chuva, 61 encontram-se em seca fraca, 18 em seca moderada e cinco em seca grave. Os municípios mais atingidos pelo quadro são Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória e Poço Verde.

Durante o período analisado, alguns municípios dos territórios do Baixo São Francisco, Leste Sergipano, Grande Aracaju e Sul Sergipano mantiveram-se sem seca relativa. O território do Médio Sertão permaneceu com seca fraca, como também alguns municípios do Agreste Central, Centro Sul e Sul Sergipano.

Houve o surgimento, ainda, da seca fraca em grande parte dos municípios dos territórios do Baixo São Francisco e Leste Sergipano. Nos territórios do Alto Sertão, Agreste Central e Centro Sul houve também a manutenção da seca moderada em alguns municípios. E em uma pequena porção do Médio Sertão, houve o agravamento da seca fraca para moderada.

A perspectiva, porém, é de melhoras em todo o estado. “Diante das análises climáticas, a tendência para os próximos meses é de chuva variando de normal a acima do normal. A predominância é de temperatura acima da normal climatológica. Diante disso, poderá haver o abrandamento do cenário de seca nos próximos meses, com a previsão de altos índices pluviométricos”, explicou a meteorologista da Semac, Wanda Tathyana Silva.

O Monitor de Secas é uma proposta da Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA) para transformar a gestão de secas em uma gestão de riscos. Os boletins estão disponíveis para toda a população no site da Semac. Clique aqui para acessar.


ComfortClin: Nova Clínica Médica e Odontológica chega a Aracaju

Conheça os melhores destinos em sergipe - Pontos Turísticos

Por que Sergipe está se tornando o estado mais rico do Nordeste?

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação