Aracaju (SE), 03 de julho de 2022
POR: Agência Brasil
Fonte: Agência Brasil
Em: 31/03/2022 às 17h06
Pub.: 01 de abril de 2022

Cientistas publicam artigo que conclui mapeamento genético humano

Após anos de trabalho, 8% restantes do genoma humano foram decifrados.

Cientistas publicam artigo que conclui mapeamento genético humano (Foto: Camila Boehm/ Agência Brasil)

Mais de 21 anos após o anúncio do descobrimento da sequência genética dos humanos, a coalizão do Projeto do Genoma Humano publicou hoje (31) artigo científico revisado por pares que estabelece o primeiro mapa genético totalmente completo da espécie humana.

Até 2021, cerca de 92% do código genético humano era conhecido. Segundo os autores do estudo, publicado na revista científica Science, as novas informações trazem dados importantes sobre doenças e características evolutivas da raça humana.

Os 8% restantes continham grandes sequências repetidas de moléculas de DNA associadas a proteínas, chamadas heterocromatinas - considerada a parte mais difícil de ser traduzida e reconstruída.

O consórcio Telomere to Telomere (T2T), foi o primeiro grupo a conseguir transcrever totalmente os 3.055 bilhões de pares que compõem a “receita” da raça humana.

Edição: Valéria Aguiar