FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 07 de fevereiro de 2026
POR: Asscom Unit
Fonte: Asscom Unit
Em: 24/01/2022 às 14:04
Pub.: 24 de janeiro de 2022

Cigarro eletrônico pode causar lesões no pulmão e insuficiência respiratória

Pneumologista explica alterações no aspecto do pulmão que indicam essas lesões e a ligação com o uso de cigarro eletrônico.

Cigarro eletrônico é tão prejudicial quanto o cigarro comum (Foto ilustrativa: Freepik)

Cigarro eletrônico é tão prejudicial quanto o cigarro comum (Foto ilustrativa: Freepik)

Recentemente, um exame do cantor sertanejo Zé Neto, que faz dupla com Cristiano, mostrou uma alteração no aspecto do pulmão. Conhecida como ‘vidro fosco’, os médicos do famoso acreditam que a condição pode ser resquício da covid19, além de acentuada pelo uso do cigarro eletrônico.

Segundo o professor da Universidade Tiradentes (Unit) e pneumologista, Saulo Maia, lesões no pulmão são detectadas pela mudança na aparência do órgão. “Quando é feita uma radiografia do pulmão em pacientes que têm insuficiência respiratória, por exemplo, nota-se o pulmão todo branco. Isso é o que se chama ‘vidro fosco’”, disse.

A insuficiência respiratória aguda (Evali) é um dos quadros que a pessoa pode desenvolver devido a inalação de substâncias tóxicas presentes no cigarro comum ou eletrônico. “Essa absorção pode causar desde coisas simples, irritação da garganta, sinusite, faringite e desencadear processos alérgicos como asma e rinite, tosse crônica ou outros quadros. São coisas mais simples que a partir do momento que a pessoa se afasta do cigarro eletrônico, resolve”, apontou.

Por isso, o médico alerta que, diferente do que é divulgado pela indústria tabagista, o cigarro eletrônico é tão nocivo quanto o cigarro comum. “Os produtos químicos do cigarro eletrônico podem causar pneumotórax espontâneo, pneumonite de hipersensibilidade e outros tipos de pneumonia que fazem com que o paciente tenha falta de ar, tosse prevalente, precise de oxigenoterapia e muitas vezes tendo que a necessidade de ser entubado e ir pra ventilação mecânica”, explicou Maia.

Tabagismo
O tabagismo é um dos maiores problemas de Saúde Pública no Brasil. Geralmente, as doenças causadas pela dependência de nicotina são preveníveis. “No Brasil morre-se em torno de 220 mil pessoas por doenças relacionadas ao tabaco. É um número expressivo. Mas, quando a pessoa não fuma ou deixa de fumar, independente do tempo de cigarro, previnem essas doenças”, alertou o pneumologista.

O uso do cigarro eletrônico também não é uma alternativa ao cigarro comum. “Não existem trabalhos científicos que comprovem o benefício da pessoa que é fumante usar o cigarro eletrônico para sair do cigarro tradicional e que seria uma via para deixar o tabagismo. Pelo contrário,  os estudos estão apontando que ele seja uma porta de entrada para pessoa que nunca fumou, começa a fumar, se tornando fumante do cigarro tradicional”, enfatizou o médico.

Cigarro Comum x Cigarro Eletrônico
Maia explica que uma das principais diferenças entre o cigarro comum e o cigarro eletrônico é a composição. No cigarro tradicional são encontradas entre 4 mil e 4.700 substâncias tóxicas, entre elas a nicotina, que é o que causa dependência. A substância também é encontrada no cigarro eletrônico. “Os malefícios dos outros produtos químicos são câncer, doenças cardiovasculares, infarto, hipertensão arterial, bronquite crônica, enfisema, impotência sexual… no cigarro eletrônico uma das principais substâncias da composição é a nicotina que faz com que a pessoa fique na dependência”, disse.

“Além da nicotina, que tem nos cartuchos dos cigarros eletrônicos há outras substâncias químicas, como formaldeído, acroleína, produtos orgânicos voláteis, metais pesados… Não sabendo ainda a proporção de quantas substâncias químicas tem porque o cigarro eletrônico está sendo introduzido no mercado agora e há uma mudança  de cartucho para cartucho”, 

Na população mais jovem, o que torna o cigarro eletrônico mais atrativo do que o cigarro comum são as essências e aromatizantes. Muitas vezes são utilizados extrato de frutas, baunilha, menta, café e chocolate. 

Proibição
“Apesar de todos os problemas socioeconômicos que temos, o Brasil é um exemplo de combate ao tabagismo. Nesse aspecto de combate ao tabagismo, as leis municipais, estaduais e federais prevalecem com certa acessibilidade em todo o território nacional. Com isso, o índice de fumantes vem diminuindo, mas a preocupação maior agora é essa juventude que está aderindo agora o cigarro eletrônico”, 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) proíbe a comercialização e a importação do cigarro eletrônico no Brasil. O produto só é adquirido no País de maneira irregular.


Notícias Indicadas

Nona, Bruninho Top7, cortejos do Rasgadinho e Maysa Reis agitam o Jardins Folia 2026

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

Ferreira Costa abre mais de 10 vagas de emprego em Aracaju

Prefeitura anuncia vasta programação para o Carnaval da Barra 2026

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

Clube de Aventureiros Estrelas Brilhantes: Mais de duas décadas de dedicação ao desenvolvimento infantil

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Iguá Sergipe prevê abertura de mais de 400 vagas de emprego em 2026 e lança canal oficial de empregos no estado

5 alertas de que o sistema contábil da sua empresa ficou para trás

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Detran Sergipe moderniza CNH e exame prático passa a ser realizado sem baliza

Petrobras garante três décadas de produção em Sergipe Águas Profundas

Governo de Sergipe anuncia redução no preço da tarifa do gás natural canalizado

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação