Levi Oliveira destaca nova unidade da Fundat no Santa Maria e defende valorização dos Tototós como transporte público de Sergipe
Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 15, na Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Levi Oliveira (PP) abordou temas importantes para a capital nos últimos dias, como a inauguração de uma nova unidade da Fundat (Fundação Municipal de Formação para o Trabalho) no bairro Santa Maria e uma indicação de sua autoria que propõe a integração dos Tototós ao transporte público de Sergipe.
Levi Oliveira iniciou seu pronunciamento enfatizando a inauguração da unidade Dr. Ednaldo César Santos Júnior, que irá beneficiar a comunidade do Santa Maria com cursos gratuitos e serviços como emissão de carteira de identidade, cadastro de currículos e suporte a microempreendedores individuais (MEI). A solenidade contou com a presença da prefeita Emília Corrêa e da presidente da Fundat, Melissa Rollemberg.
Para o vereador, a nova estrutura representa um avanço importante na promoção do acesso ao mercado de trabalho para a população local. "Parabenizo a Fundat e sua presidente, Melissa, por essa nova estrutura que vai trazer uma melhoria para essa comunidade. Eu sempre digo que o emprego é a melhor política social que existe, e através desse local as pessoas poderão realizar o objetivo de ingressar no mercado de trabalho através da qualificação profissional", celebrou.
O parlamentar também falou sobre a construção de outra unidade da Fundat na Praça da Juventude, no bairro Augusto Franco, cuja conclusão está prevista para o próximo ano. Ele também expressou preocupação com o andamento das obras de reforma da praça, que têm como objetivo recuperar os equipamentos desgastados e implementar novas estruturas ao local. "É um período muito longo para a conclusão das obras. Peço à prefeita Emília para que veja com as empresas que estão realizando essas obras para que estas sejam aceleradas, pois o povo está na espera", disse Levi.
Na sequência, o vereador mencionou uma indicação de sua autoria, encaminhada à SMTT e ao Governo do Estado, que propõe o reconhecimento das canoas que realizam a travessia entre Aracaju e Barra dos Coqueiros, conhecidas como Tototós. "Fiz uma indicação para que os Tototós sejam integrados ao transporte público de Sergipe. Eles precisam de um incentivo com relação ao combustível assim como outros transportes do nosso estado possuem. Os Tototós precisam ser contemplados com isso para que eles tenham a oportunidade de fazer o seu trabalho, que é um marco cultural para nosso município e para Sergipe", afirmou.
Ainda durante sua fala, Levi Oliveira criticou as declarações preconceituosas do ex-deputado estadual por São Paulo, Arthur do Val, que atacou a população de Aracaju com termos ofensivos como "gente burra", "retardada" e "chimpanzil", após o anúncio da contratação do cantor Wesley Safadão para o próximo ano por meio de emendas parlamentares. O vereador repudiou as falas do ex-parlamentar e enalteceu o povo aracajuano, destacando como exemplo a pirambuense Eliza Feitosa, que chegou à última pergunta do quadro "Quem Quer Ser um Milionário?" do Domingão com Huck e conquistou o prêmio de R$ 500 mil.
"As falas infelizes do ex-deputado cassado são uma vergonha. E para rebater essas declarações dele sobre os sergipanos, trago o exemplo de força, determinação e inteligência da sergipana Eliza Feitosa, que faturou os R$ 500 mil através de seu conhecimento e embasamento. E é isso que nossa gente representa: um povo forte, guerreiro e trabalhador. Viva o povo sergipano", finalizou.