Programa do Governo de Sergipe já distribuiu 53 mil tablets a estudantes da rede de ensino estadual
Meta do ‘Conectados’ é entregar 71 mil tablets para fins pedagógicos aos estudantes do ensino médio até o mês de junho

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed) continua a distribuir tablets para os estudantes do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Ensino, no âmbito do programa ‘Conectados’. Lançado no ano letivo de 2025, a ação tem como meta principal entregar 71 mil tablets para uso pedagógico aos estudantes da rede estadual até o mês de junho. Até o momento, já foram distribuídos 53 mil aparelhos em 135 escolas. A iniciativa faz parte do Plano de Ação da Seed, em parceria com o Ministério da Educação (MEC).
De forma organizada, a distribuição acontece com a participação dos responsáveis pelos estudantes menores de 18 anos, que precisam assinar um termo de responsabilidade no ato da entrega dos tablets, o qual também funciona como controle de fornecimento. Nesse momento, os responsáveis conferem os itens ofertados juntamente com o equipamento. Os acessórios são: carregador, capa protetora para o aparelho e fone de ouvido. A unidade escolar também disponibiliza aos responsáveis um manual com orientações sobre o uso adequado e a conservação dos aparelhos.
A distribuição dos aparelhos ocorre de maneira integrada à instalação da rede wi-fi segura nas escolas, sendo priorizada a entrega nas escolas que já têm acesso à internet. A prioridade do programa é atender aos estudantes do ensino médio em situação de vulnerabilidade social, ou seja, aqueles cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A ação também contempla estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
No Centro de Excelência em Educação Profissional Maria Montessori, localizado em Feira Nova, município do alto sertão sergipano, a entrega aconteceu recentemente e fez com que os estudantes se sentissem acolhidos. Os tablets chegaram em um momento essencial para dinamizar as aulas e melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem na escola.
A gestora da unidade escolar, Lourrane Oliveira, ressaltou que os aparelhos chegaram para melhorar a qualidade do ensino, além de serem uma oportunidade para os estudantes que não têm condição de comprar o equipamento. "Eu acredito que as aulas vão ter um tom mais dinâmico, os estudantes que ficam o dia todo vão achar as aulas mais práticas, bem como serão mais interativas para aprender”, afirmou.
A professora de matemática Fernanda Azevedo destacou que a escola comemorou a chegada dos tablets, que servirão como uma ferramenta importante também para apoiar os professores no planejamento e na realização de aulas mais dinâmicas e interativas. "Esses aparelhos têm dispositivos que permitirão o acesso a conteúdos digitais, plataformas educacionais e recursos audiovisuais, contribuindo para a modernização do ensino”, comemorou a professora.
Para o estudante do 3º ano, Antony Bernardo, a chegada dos tablets representará um estímulo maior para os estudos. "Eu não tenho condição de adquirir um tablet e hoje espero que os tablets tragam mais aprendizado para nós, porque a tecnologia reforça ainda mais o aprendizado entre os estudantes", sublinhou.
O ‘Conectados’ faz parte da política de conectividade prevista pela Lei nº 14.172/2021 (alterada pela Lei nº 14.640/2023), que garante acesso à internet com fins educacionais para alunos e professores da educação básica pública. Em Sergipe, a iniciativa foi ampliada com recursos estaduais, contemplando todos os estudantes do 1º ao 3º ano do ensino médio. Lançado no início do ano letivo de 2025, o programa tem como meta entregar 71 mil tablets até o mês de junho.