Bicicletas elétricas reforçam policiamento no Rio e trabalho de André Moura à frente da Secretaria de Governo serve de exemplo
A gestão pública eficiente, com foco em resultados e responsabilidade na aplicação dos recursos, tem sido uma das marcas do trabalho de André Moura (UB) à frente da Secretaria de Governo do Rio de Janeiro. Sob a batuta do governador Cláudio Castro e com a condução estratégica de André, o programa Segurança Presente acaba de ganhar um reforço inovador com a entrega de 216 bicicletas elétricas, que passam a ser usadas no patrulhamento urbano de quatro dos principais bairros do Rio – Copacabana, Laranjeiras, Botafogo e Lagoa.
O investimento de R$ 1,5 milhão, captado pelo secretário, faz parte de um projeto que vai entregar, até o fim de 2025, 516 bicicletas elétricas para todas as 50 bases do programa no estado. A proposta alia tecnologia, sustentabilidade e eficiência no reforço da segurança pública, garantindo mais mobilidade aos agentes, especialmente em áreas onde viaturas não conseguem circular, como ciclovias, orlas e parques.
De acordo com André Moura, essa iniciativa é resultado de uma gestão focada em planejamento, captação de recursos e inovação. “Nosso trabalho tem sido pensar fora da caixa, buscar soluções que garantam serviços públicos de qualidade, com menos custo e mais resultado. Esse é o modelo de gestão que o governador Cláudio Castro vem implementando no Rio de Janeiro, com foco na valorização da segurança, na sustentabilidade e na eficiência”, destacou André.
A adoção das bicicletas elétricas, além de modernizar o patrulhamento, reduz a emissão de poluentes, melhora a presença dos agentes nas ruas e oferece resposta mais rápida em situações de emergência. “Estamos falando de segurança pública inteligente, que cuida das pessoas, gera economia e ainda protege o meio ambiente”, completou o secretário.
O programa Segurança Presente, que tem sido fortalecido sob a condução de André Moura, dobrou de tamanho desde 2021. Saiu de 25 para 50 bases, atendendo 23 municípios do estado fluminense. Só este ano, já foram mais de 5.800 ocorrências atendidas e mais de 1.500 prisões, 573 delas de foragidos da Justiça.
Além disso, a gestão investiu pesado no fortalecimento do efetivo, com a abertura de 1.213 vagas para agentes civis e mais de 30 mil inscritos no processo seletivo. Uma política pública que gera emprego, fortalece a segurança e aproxima o governo da população. "O uso desse novo recurso pelos agentes do Segurança Presente permite uma resposta mais rápida em situações emergenciais, além de proporcionar maior proximidade entre os agentes e a população. A iniciativa faz parte do pacote de investimentos na segurança pública, que já ultrapassa os R$ 4,5 bilhões em quatro anos, incluindo a expansão das bases do programa", afirmou o governador Cláudio Castro (PL).
A atuação de André Moura no Rio de Janeiro, ao lado do governador Cláudio Castro, mostra que com uma boa administração, e sabendo como e onde captar recursos para implementar melhorias, é possível fazer uma gestão pública eficiente, com foco em resultados e melhoria da qualidade de vida das pessoas.