Aracaju (SE), 07 de julho de 2022
POR: Site Laércio Oliveira
Fonte: Site Laércio Oliveira
Em: 14/06/2022 às 00h00
Pub.: 17 de junho de 2022

Com emenda de Laércio Oliveira, São Cristóvão recebe castramóvel


Preocupado com o problema de abandono de animais nas ruas, o deputado federal Laércio Oliveira conseguiu a liberação, nesta terça-feira 14, de R$ 250 mil para a compra de um castramóvel para o município de São Cristóvão. “Precisamos em Sergipe de políticas públicas em defesa dos animais. Por isso, assim que eu soube que o Ministério da Saúde passou a financiar unidades móveis indiquei emendas para Sergipe’, disse.


Com emenda de Laércio Oliveira, São Cristóvão recebe castramóvel - Foto: Site Laércio Oliveira

Com emenda de Laércio Oliveira, São Cristóvão recebe castramóvel - Foto: Site Laércio Oliveira


Laércio afirmou que foi procurado por Nazaré Moraes, presidente da ONG ELAN – Educação e Legislação Animal, que explicou a necessidade da castração de animais abandonados e também dos que pertencem às pessoas que tem baixa renda, para diminuir a grande reprodução desses animais.


Nazaré Moraes apresentou estudos de organismos nacionais e internacionais de saúde que enfatizam que só a esterilização maciça, continuada e ininterrupta, pode controlar a superpopulação de animais domésticos e combater as zoonoses, que associadas a outras medidas como educação e sensibilização, adoção responsável, evitam a colocar em risco a população humana, uma vez que o aumento do número de animais sem uma adequada assistência torna-se fator facilitador de disseminação de doenças para os animais e os humanos. Ela destacou ainda a questão da segurança pública, visto que animais abandonado nas ruas podem provocar acidentes em estradas e avenidas.


O parlamentar também se reuniu com defensoras dos animais de vários municípios como Aracaju, Barra, Itabaiana, Lagarto e Estância que ressaltaram a importância do castramóvel como fundamental para o trabalho que elas desenvolvem.


A coordenadora de Vigilância Ambiental em Saúde de São Cristóvão, Elis Correia, já aguardava com entusiasmo chegada desses recursos para a compra do castramóvel. “O município vem se estruturando para efetivar Políticas Públicas de controle populacional como promoção de saúde. São Cristóvão possui Lei recente que trata da Guarda responsável de animais, que traz como responsabilidade do poder público o controle populacional de animais em situação de abandono e de famílias de baixa renda.


A Coordenadora ressalta que licitações para aquisição dos medicamentos e equipamentos a serem utilizados no castramovel estão em andamento e que existe articulação junto à UFS para incio de residência de medicina veterinária para atuar tanto no castramovel quanto no hospital veterinário da Universidade.


Laércio defendeu que a saúde dos animais tem muito a ver com a qualidade de vida da população. “E atende uma demanda da sociedade. Sou sensível à defesa dos direitos dos animais. Os castramóveis promovem um controle populacional e isso reduz número de animais abandonados, maltratados e doentes, ajudando na prevenção de doenças por mosquitos que picam os animais”, afirmou Laércio.


A rubrica é nova no Ministério, mas castramóveis já eram comprados por municípios, com verba dos estados, por exemplo. Devido a grande demanda para que o Ministério da Saúde repassasse recursos para políticas públicas em defesa dos animais, passou a ser possível solicitar via emenda parlamentar. “Controle populacional de animais domésticos é extremamente necessário como forma de prevenção em saúde e segurança públicas. Castramóveis são instrumentos inclusive de educação quanto ao trato ético que devemos dispensar aos animais”, disse Laércio, acrescentando que para cada bebê humano, nascem cerca de 15 cães e 45 gatos.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação