Aracaju (SE), 25 de janeiro de 2026
POR: Luísa Passos
Fonte: Assessoria Rodrigo Valadares
Em: 23/11/2021 às 19:46
Pub.: 24 de novembro de 2021

Abuso em cobrança de Taxa de Esgoto da Deso deixa deputado inconformado

Abuso em cobrança de Taxa de Esgoto da Deso deixa deputado Rodrigo Valadares inconformado (Foto: Assessoria Rodrigo Valadares)

Abuso em cobrança de Taxa de Esgoto da Deso deixa deputado Rodrigo Valadares inconformado (Foto: Assessoria Rodrigo Valadares)

Na manhã desta terça-feira, 23, o deputado estadual, Rodrigo Valadares (PTB), usou a tribuna na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para demonstrar sua indignação ao abuso na cobrança de taxa de esgoto feito pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), que chega a 80% e, em alguns casos, nem disponibilizam o serviço.

“Desde o início de meu mandato temos tratado sobre esse assunto, que é a taxa de esgoto da Deso, às vezes cobrada de forma ilegal e abusiva, chegando a 80% na maioria dos casos e em localidades onde não tem interligação com a rede de esgoto”, disse.

Segundo o parlamentar, alguns dos municípios que tem sofrido a problemática é Nossa Senhora das Dores e São Francisco. Em conversa com o vereador são-francisquense, Sueliton, Rodrigo afirmou que ficou ciente dos “desmandos e atrapalhadas” da Companhia.

“Desde 2019, a Deso está fazendo as obras para o saneamento básico em São Francisco, deixou a cidade bastante bagunçada com as suas obras e não conseguiu interligar todas as residências a sua rede de esgoto, mesmo assim mandou um aviso no mês passado que começaria a cobrar 80% de taxa de esgoto em todo o município”, explicou.

Além disso, o deputado reiterou que grande parte destas residências são de tarifas sociais e necessitam se locomover à Propriá para tentarem uma solução, mesmo existindo um ponto de apoio da Deso na cidade. 

“Não obstante, a Companhia, que tem um ponto de apoio no município, reformado com recursos da prefeitura, não manda nenhum funcionário para que as famílias possam ser atendidas, ser colocadas no cadastro social e mostrarem que as suas casas não estão interligadas à rede de esgoto. Desse modo, são obrigados a ir em Propriá para receber o atendimento”.

Finalizando, Rodrigo declarou que o que a Deso tem feito com estas famílias carentes tem sido desonesto e, por isso, lutará para que esse abuso venha a cessar o quanto antes.


Notícias Indicadas

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação