Prefeito Sérgio Reis anuncia pagamento do 14º salário aos agentes de Saúde e Endemias
Benefício é garantido por lei municipal é assegurado por repasse federal, sem gerar custos ao tesouro do município
Na manhã desta sexta-feira, 23, o prefeito de Lagarto, Sérgio Reis, acompanhado do secretário de Saúde, Marlysson Magalhães, anunciou o pagamento do 14º salário dos agentes comunitários de Saúde e de Endemias. O benefício é garantido por lei de autoria do Executivo, aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores do município, é assegurado pelo Incentivo Financeiro Adicional (IFA), um repasse federal utilizado para valorizar os agentes.
A tratativa para realizar o pagamento do 14º salário iniciou nos primeiros meses de gestão, mais precisamente em abril de 2025. Com o dinheiro em conta, a gestão municipal honra mais um compromisso que incentiva e valoriza a categoria. “Esse pagamento é resultado de um comp romisso que assumimos desde o início da gestão de valorizar quem está na ponta, cuidando da nossa população todos os dias. Hoje, com o recurso em conta, temos a satisfação de anunciar o pagamento do 14º salário aos agentes comunitários de Saúde e de Endemias. Essa é uma forma justa de reconhecer o trabalho essencial que esses profissionais realizam em Lagarto”, pontua o prefeito.
O pagamento do 14º salário não gera nenhuma despesa a mais para o tesouro municipal. O município é responsável por fazer o repasse de forma transparente aos agentes que possuem vínculo ativo com o município e estão em efetivo exercício de suas funções, incluindo afastamentos remunerados previstos em lei, como férias, licença-maternidade, licença-paternidade e licença para tratamento de saúde. Ficam excluídos do benefício os agentes afastados sem remuneração, suspensos por penalidade disciplinar ou desligados antes da data do pagamento.
O secretário de Saú de, Marlysson Magalhães, ressaltou que o reconhecimento aos agentes reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados à população, reforçando a importância de investir na valorização dos profissionais que atuam na linha de frente do sistema de saúde.
“Os agentes são peças-chave para o funcionamento da atenção básica e para as ações de vigilância em saúde do município. Quando o profissional se sente reconhecido, o reflexo é direto na qualidade do atendimento prestado à população. Esse incentivo reforça a importância do trabalho desenvolvido diariamente nas comunidades e mostra que a gestão tem sensibilidade e compromisso com quem constrói o SUS na prática”, disse.