Aracaju (SE), 23 de janeiro de 2026
POR: Assessoria de Imprensa do prefeito Sérgio Reis
Fonte: Assessoria de Imprensa do prefeito Sérgio Reis
Em: 23/01/2026 às 15:21
Pub.: 23 de janeiro de 2026

Prefeito Sérgio Reis anuncia pagamento do 14º salário aos agentes de Saúde e Endemias

Benefício é garantido por lei municipal é assegurado por repasse federal, sem gerar custos ao tesouro do município

Prefeito Sérgio Reis anuncia pagamento do 14º salário aos agentes de Saúde e Endemias - Foto: Assessoria de Imprensa do prefeito Sérgio Reis

Na manhã desta sexta-feira, 23, o prefeito de Lagarto, Sérgio Reis, acompanhado do secretário de Saúde, Marlysson Magalhães, anunciou o pagamento do 14º salário dos agentes comunitários de Saúde e de Endemias. O benefício é garantido por lei de autoria do Executivo, aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores do município, é assegurado pelo Incentivo Financeiro Adicional (IFA), um repasse federal utilizado para valorizar os agentes.

A tratativa para realizar o pagamento do 14º salário iniciou nos primeiros meses de gestão, mais precisamente em abril de 2025. Com o dinheiro em conta, a gestão municipal honra mais um compromisso que incentiva e valoriza a categoria. “Esse pagamento é resultado de um comp romisso que assumimos desde o início da gestão de valorizar quem está na ponta, cuidando da nossa população todos os dias. Hoje, com o recurso em conta, temos a satisfação de anunciar o pagamento do 14º salário aos agentes comunitários de Saúde e de Endemias. Essa é uma forma justa de reconhecer o trabalho essencial que esses profissionais realizam em Lagarto”, pontua o prefeito.

O pagamento do 14º salário não gera nenhuma despesa a mais para o tesouro municipal. O município é responsável por fazer o repasse de forma transparente aos agentes que possuem vínculo ativo com o município e estão em efetivo exercício de suas funções, incluindo afastamentos remunerados previstos em lei, como férias, licença-maternidade, licença-paternidade e licença para tratamento de saúde. Ficam excluídos do benefício os agentes afastados sem remuneração, suspensos por penalidade disciplinar ou desligados antes da data do pagamento.

O secretário de Saú de, Marlysson Magalhães, ressaltou que o reconhecimento aos agentes reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados à população, reforçando a importância de investir na valorização dos profissionais que atuam na linha de frente do sistema de saúde.

“Os agentes são peças-chave para o funcionamento da atenção básica e para as ações de vigilância em saúde do município. Quando o profissional se sente reconhecido, o reflexo é direto na qualidade do atendimento prestado à população. Esse incentivo reforça a importância do trabalho desenvolvido diariamente nas comunidades e mostra que a gestão tem sensibilidade e compromisso com quem constrói o SUS na prática”, disse.


Notícias Indicadas

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação