Aracaju (SE), 01 de dezembro de 2021
POR: Assessoria José Carlos Machado
Fonte: Assessoria José Carlos Machado
Em: 27/10/2021 às 15h15
Pub.: 27 de outubro de 2021

Obras do Canal de Xingó são "revolucionárias" para Sergipe, ressalta José Carlos Machado


O presidente do Democratas em Sergipe, José Carlos Machado, afirmou que os parlamentares sergipanos devem entender a importância do Canal de Xingó para o estado e torceu para que não falte recursos para execução das obras. As declarações foram feitas durante a inauguração Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) da cidade no município de Japoatã, que conta com a participação do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e de outras figuras políticas.


Obras do Canal de Xingó são "revolucionárias" para Sergipe, ressalta José Carlos Machado (Foto: Assessoria José Carlos Machado)

Obras do Canal de Xingó são "revolucionárias" para Sergipe, ressalta José Carlos Machado (Foto: Assessoria José Carlos Machado)


De acordo com Machado, o Canal de Xingó é a principal obra do ex-governador de Sergipe, João Alves Filho, que idealizou o projeto, mas não chegou a executá-lo. Apesar disso, o presidente do DEM reitera seu importante papel nas obras que, segundo ele, são revolucionárias por trazer “novas perspectivas para o desenvolvimento regional” e “segurança hídrica para o estado por 70 anos”.


O projeto do Canal de Xingó foi idealizado pelo ex-governador de Sergipe, João Alves Filho, e vem sendo executado através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).


Em Propriá, no Baixo São Francisco Sergipano
Durante a solenidade em Propriá (SE), o ministro Rogério Marinho afirmou que vai licitar a primeira etapa do canal de Xingó para fins de novembro ou começo de dezembro e para isso vai precisar da bancada para trabalhar recursos no orçamento de 2022. A obra será executada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), instituição vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), e atenderá os municípios de Paulo Afonso e Santa Brígida, na Bahia, e Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre de Sergipe e Nossa Senhora da Glória, em Sergipe.


Por fim, o ministro reconheceu a importância do ex-governador João Alves Filho para o Nordeste e em especial para o estado de Sergipe. “Ressalto o comprometimento da senadora Maria do Carmo Alves (DEM) no projeto idealizado por seu falecido marido, o ex-governador João Alves Filho. O Canal de Xingó se tornando realidade e contou até agora com quase 50% dos recursos alocadalos pela parlamentar".

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação