FLUTUANTE 970 250 PMA JULHO
Aracaju (SE), 16 de julho de 2026
POR: Luísa Passos
Fonte: Assessoria Rodrigo Valadares
Em: 17/08/2021 às 09:56
Pub.: 17 de agosto de 2021

Rodrigo Valadares, Luciano Bispo e ARCRESE se reúnem em luta por pacientes renais e transplantados

Na manhã desta segunda-feira, 16, o deputado estadual, Rodrigo Valadares, e a Associação Dos Renais Crônicos e Transplantados de Sergipe (ARCRESE) estiveram reunidos com o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo, para buscarem meios de ajudar estes pacientes que têm sofrido com a precariedade de auxílios e a possibilidade de retornar a realização de transplantes no Estado.

Rodrigo Valadares fomenta debate sobre voto impresso auditável (Foto: Assessoria Rodrigo Valadares)

Rodrigo Valadares fomenta debate sobre voto impresso auditável (Foto: Assessoria Rodrigo Valadares)

A primeira solicitação esteve relacionado a um auxílio de estadia à pacientes transplantados que necessitam de tratamento em outro Estado. Atualmente o Governo Federal oferece um TFD - Tratamento fora domiciliar - em um valor de R$24,75 diários, pelo tempo em que o paciente se manter fora, já o Governo do Estado oferece apenas a passagem aérea.

Rodrigo conta que foi procurado pela diretora da associação, Adriana Santos, e o secretário e presidente, Elves Cavalcante, que informaram toda a situação e, prontamente, se dispôs a ajudar.

“Agendamos essa reunião com o presidente Luciano Bispo, para somar esforços e levar estas demandas ao Governo do Estado. Nossa luta é para que os pacientes transplantados que necessitam se deslocar para outro Estado tenham uma assistência estadual maior. Hoje o governo de Sergipe fornece apenas a passagem desses pacientes, que acabam tendo dificuldades com os demais gastos”, declarou o parlamentar.

Outro assunto pautado foi sobre a volta do transplante de rim a Sergipe. Segundo informações do governo, existe uma parceria com o Hospital Universitário de Aracaju e o Alberto Einstein (tutoria para treinamento dos profissionais) e a previsão de retomada seria no primeiro trimestre de 2021, mas até o momento ainda não ocorreu.

“Já existe todo o aparato dentro do  Hospital Universitário de Sergipe (HU). Já existe a contratualização, mas desde o ano de 2012 o estado não faz mais o transplante de rins. Com a volta, esse problema de verba para Tratamento Fora de Domicílio já estará superado”, explicou Rodrigo.

O parlamentar se comprometeu ainda em oficiar à prefeitura de Aracaju, Governo de Sergipe, Secretaria da Saúde e Hospital Universitário, questionando o motivo de ainda não realizarem implantes e qual a previsão de retomada.

Notícias Indicadas

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque


Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação