FLUTUANTE  1100 X 350 - CITTA
Aracaju (SE), 16 de dezembro de 2025
POR: Assessoria
Fonte: Ascom Luciano Pimentel
Em: 16/12/2025 às 13:52
Pub.: 16 de dezembro de 2025

Sancionada lei que torna obrigatório o ensino e a execução do Hino de Sergipe nas escolas da rede estadual

Deputado estadual Luciano Pimentel - Foto: Jadilson Simões/Arquivo Alese

Foi sancionada pelo governador Fábio Mitidieri (PSD) a Lei nº 9.801/2025, de iniciativa do deputado estadual Luciano Pimentel (Progressistas), que institui a obrigatoriedade do ensino e da execução do Hino de Sergipe nas escolas da rede pública estadual.

De acordo com Pimentel, a legislação foi construída a partir da compreensão de que a formação educacional vai além da transmissão de conteúdos acadêmicos, devendo também contribuir para o fortalecimento dos valores cívicos, culturais e históricos que sustentam uma sociedade consciente e participativa. “Os símbolos estaduais, como a bandeira, o brasão e o hino, representam elementos fundamentais para a construção da identidade coletiva de um povo”, destaca.

Segundo o parlamentar, essa obrigatoriedade está em consonância com o que já se prática em relação ao Hino Nacional. Além disso, o deputado ressalta que, mais do que a execução mecânica do hino, a lei prevê sua contextualização histórica, literária e musical, de forma adequada às diferentes faixas etárias, assegurando um aprendizado efetivo e significativo.

“No exercício do mandato, é comum participarmos de solenidades em que o Hino de Sergipe é executado. Nesse contexto, chamou minha atenção o fato de que poucos sergipanos conhecem a letra e cantam o nosso hino nos eventos. E estamos falando de um elemento importante da nossa identidade, que nos conecta à cultura de Sergipe. Com essa lei, crianças e adolescentes poderão compreender melhor os símbolos do Estado, reconhecendo neles aspectos da identidade do povo sergipano e fortalecendo o sentimento de pertencimento. Esperamos, assim, que os jovens sergipanos aprendam desde cedo a cantar, com respeito e orgulho, o nosso hino”, afirma Luciano Pimentel.

O Hino de Sergipe é apontado por historiadores como o primeiro símbolo do Estado. Criado no século XIX, teve a melodia composta por Frei José de Santa Cecília e a letra escrita por Manoel Joaquim de Oliveira Campos, trazendo em seus versos o orgulho da história, da identidade e da bravura do povo sergipano.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação