Aracaju (SE), 10 de dezembro de 2025
POR: Assessoria de Imprensa
Fonte: Assessoria de Imprensa
Em: 10/12/2025 às 11:37
Pub.: 10 de dezembro de 2025

Hospital do Câncer: mais de 200 milhões em emendas foram destinados por Eduardo Amorim

Hospital do Câncer: mais de 200 milhões em emendas foram destinados por Eduardo Amorim - Foto: Noberto Plácido/Assessoria de Imprensa

Na manhã desta quarta-feira, 10, o médico do SUS e ex-senador por Sergipe, Eduardo Amorim, concedeu entrevista para a rádio Metropolitana Aracaju. Amorim apresentou uma retrospectiva sobre sua passagem pelo Senado Federal (2011-2018), destacando os mais de 200 milhões de reais de emendas destinados para a construção do Hospital do Câncer de Sergipe.

Anestesiologista e especialista em dor há mais de três décadas, é conhecedor das lutas enfrentadas pelo Sistema Único de Saúde. Ex-secretário de estado da Saúde, Eduardo também já atuou no setor de oncologia do Hospital de Urgência - Governador João Alves Filho. Durante a entrevista foi destacado - e lamentado, sobre os 15 anos de atraso na construção da unidade hospitalar.

“No ano de 2010 e 2011 já vimos a necessidade de que a oncologia não fosse apenas um puxadinho do HUSE. Destinamos mais de 200 milhões em emendas, ocupamos a tribuna do Senado para protestar contra os atrasos e suspensões da construção, mas enfim, o sonho se torna realidade. Fica a grande lição: nunca desista dos seus sonhos, principalmente quando o sonho é coletivo. Obstáculos vêm, mas nunca devemos desistir”, destacou.

Amorim se referiu também sobre a entrega das mais de 220 mil assinaturas coletadas durante a Caravana da Saúde, a qual percorreu os 75 municípios sergipanos. O documento foi entregue pessoalmente ao então ministro da Saúde Alexandre Padilha, como forma de apelo popular pela construção da unidade oncológica. “Durante meu mandato eu ficava percorrendo os gabinetes e ministérios pedindo para empenhar as emendas para o hospital do câncer, e quando estava em Sergipe, a caminhada era outra; de cidade em cidade, coletando manifestações de apoio. Eu cumpri o meu papel e agradeço demais ao apoio geral; mais de 20% da população marcou presença no baixo-assinado e se hoje o hospital está sendo inaugurado, pode ter certeza que é fruto de um trabalho coletivo”, agradeceu Eduardo Amorim.

O Hospital do Câncer dispõe de 230 leitos. Destes, 135 para internação hospitalar, distribuídos em 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, 10 leitos destinado à Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, 13 leitos de isolamento e 102 leitos de enfermaria, capaz de acomodar diferentes especialidades, a exemplo de Oncologia Clínica (incluindo hematologia e cuidados paliativos), Oncologia Cirúrgica e Oncologia Pediátrica.

“Espero que agora Sergipe se torne uma referência nacional no tratamento oncológico. Somos modelo para a realização de cirurgia cardíaca e me orgulho bastante por fazer parte deste time diariamente. Questionado por Luiz Carlos Focca, Eduardo apontou os próximos passos para uma revolução na saúde pública de Sergipe, sugerindo a construção de um Hospital de Clínicas e de um Centro de Diagnóstico por Imagem, capaz de reduzir as filas para realização de exames e garantir celeridade nas análises clínicas.

“Que outros desafios sejam concluídos. Você não trata se não tiver o diagnóstico. Atualmente é fila para um especialista e fila para um diagnóstico, mas o governo tem formas de mudar a história da saúde pública para um patamar bem melhor”, concluiu Eduardo.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação