Breno Garibalde insere Tarifa Zero no PPA 2026
A Câmara de Aracaju aprovou quatro emendas apresentadas pelo vereador Breno Garibalde ao Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2026-2029, em votação que consolida avanços em políticas de mobilidade, sustentabilidade, economia solidária e habitação. Entre elas, o destaque é a inclusão do Programa Tarifa Zero, considerado pelo parlamentar um marco para o futuro do transporte público na capital.
A medida insere no planejamento municipal o objetivo de implantar o Programa de Tarifa Zero no transporte coletivo, possibilitando a construção de um modelo de mobilidade mais inclusivo e acessível para toda a população.
“Tivemos uma conquista histórica! Conseguimos aprovar no Plano Plurianual nossa emenda que propõe o Programa Tarifa Zero em Aracaju! Esse é um passo muito importante para que a gente possa caminhar com esse debate no município.
Com essa inserção, a gestão terá a Tarifa Zero como um dos pontos em seu planejamento e que poderá ser realizado de forma total ou parcial”, ressaltou Breno.
A Tarifa Zero se consolida como instrumento de redução de desigualdades territoriais, inclusão social e garantia do direito à cidade, ampliando o acesso a oportunidades de trabalho, educação, saúde e serviços essenciais. A proposta não cria nova despesa imediata, sendo de caráter programático dentro da estrutura já prevista para mobilidade urbana.
Além da Tarifa Zero, outros três pontos apresentados por Breno passam agora a integrar o planejamento estratégico do município.
Economia Solidária integrada ao planejamento municipal
A emenda altera a nomenclatura da ação 2576, que passa a se chamar "Economia Circular, Criativa e Solidária", ampliando o escopo do programa e incluindo iniciativas de fortalecimento comunitário, geração de renda e cooperativismo.
Para o vereador, a economia solidária é ferramenta importante para inclusão produtiva e desenvolvimento local.
Plano Municipal de Adaptação Climática
Outra emenda acrescenta ao Programa Aracaju Sustentável o objetivo de realizar estudos para criação do Plano Municipal de Adaptação Climática, orientando ações de mitigação e resiliência urbana diante dos eventos extremos e mudanças climáticas.
A proposta inclui diretrizes para manejo sustentável, arborização e diagnóstico ambiental.
Athis
A quarta emenda inserida no PPA prevê ações de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Athis) para qualificação e regularização de moradias de famílias de baixa renda.
O objetivo é ampliar acesso a projetos de engenharia e arquitetura, prevenir riscos estruturais e promover moradia digna.
“Muito feliz com a aprovação dessa e das nossas outras três emendas. Lembrando que essas emendas foram feitas ao PPA – Plano Plurianual, que traça o planejamento de ações da gestão municipal para os próximos quatro anos, então é algo muito importante para a sociedade.”, completou o vereador.