FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 04 de setembro de 2025
POR: Habacuque Villacorte
Fonte: Panorama Sergipe
Em: 03/09/2025 às 07:38
Pub.: 03 de setembro de 2025

Indefinição sobre o cenário nacional deixa partidos "à deriva” em Sergipe :: Por Habacuque Villacorte

Legendas terão que esperar o “desenrolar” das instabilidades para definirem sobre 2026

Indefinição sobre o cenário nacional deixa partidos “à deriva” em Sergipe - Imagem: Reprodução | Panorama Sergipe

Diante de tanta instabilidade no cenário político nacional, envolvendo o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a abertura do diálogo por anistia no Congresso Nacional e às sanções comerciais impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o governo do presidente Lula (PT), fica complicado fazer qualquer previsão sobre a formação das chapas nos Estados, inclusive em Sergipe, considerando as disputas para o governo e para as duas vagas no Senado Federal.

O PT, do presidente Lula que buscará a reeleição, por exemplo, aqui em Sergipe não atravessa um bom momento. Seu presidente estadual, o senador Rogério Carvalho (PT), que disputará a reeleição no próximo ano, é o único nome com expressão suficiente para ser competitivo e tentar vencer uma das disputas mais acirradas da história política do nosso Estado, mas hoje ele precisa de um pré-candidato a governador. A legenda deve enfrentar dificuldades para eleger deputados federais e estaduais em 2026.

Já o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, que está bastante fortalecido em Sergipe, por conta de divergências internas pelo comando da legenda, pode enfrentar uma “debandada em massa”, possivelmente para o Republicanos, a depender das mudanças no Diretório Estadual. O presidente e empresário Edivam Amorim trabalha para que o comando do PL permaneça com a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, ou com o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho.

Ela se diz focada em seguir no comando da PMA no próximo ano, mas já não nega que possa disputar o governo caso seja um consenso; já Valmir, mesmo temporariamente inelegível, não esconde que tem disposição de novamente tentar ser candidato a governador. Ele segue como o nome mais popular entre os que fazem oposição ao governo de Fábio Mitidieri (PSD), mas caso continue impedido, a legenda pode apresentar outro nome competitivo para buscar o comando do Executivo Estadual.

Enquanto isso o PT “flerta” com o PDT do ex-prefeito Edvaldo Nogueira, que é pré-candidato ao Senado, mas tem seu nome especulado para disputar o governo como uma “terceira via”; já Fábio Mitidieri, que se antecipou e declarou apoio à reeleição do presidente Lula, tem em seu agrupamento o União Brasil (André Moura) e os Progressistas (Laércio Oliveira) que estão “desembarcando” do governo Lula por decisão de suas respectivas Executivas Nacionais.

O PSD, legenda do governador sergipano, “ensaia” lançar uma pré-candidatura própria para a presidência da República ou acompanhar o “Centrão” apoiando e estimulando o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) a ser pré-candidato a presidente, caso se mantenha a inelegibilidade de Jair Bolsonaro. Resta saber como se comportariam o MDB e PSB, que em Sergipe estão com Fábio Mitidieri, mas em BSB estão alinhados com a reeleição do presidente Lula.

Em síntese, os partidos políticos aqui no Estado estão “à deriva”, e terão que esperar o “desenrolar” de tantas instabilidades no cenário político nacional. Ou seja, já tem gente que está anunciando apoios em Sergipe, mas a depender do que possa acontecer até meados de 2026, ou terá que mudar de legenda ou alterar o planejamento eleitoral. Mais confuso ainda quem vai permanecer é o eleitorado, em meio a essa “salada de siglas”. É sinal de que teremos uma “janela partidária” bem movimentada no próximo ano...

Confira coluna completa em Habacuque Villacorte


O Mundo não para. Confira mais notícias no Canal do Click Sergipe no WhasApp

Conheça os melhores destinos em sergipe - Pontos Turísticos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação