Aracaju (SE), 04 de julho de 2022
POR: Agência Brasil
Fonte: Agência Brasil
Em: 16/05/2022 às 07h16
Atualizada: 16/05/2022 às 11h45
Pub.: 16 de maio de 2022

Agência Brasil explica: quem pode ser candidato no Brasil


Todos devem cumprir a legislação eleitoral.


Agência Brasil explica: quem pode ser candidato no Brasil - Foto de arquivo: José Cruz | Agência Brasil

Agência Brasil explica: quem pode ser candidato no Brasil - Foto de arquivo: José Cruz | Agência Brasil


Este ano, os eleitores brasileiros voltarão às urnas para eleger o presidente da República, deputados federais, estaduais e distritais, senadores e governadores. Para concorrer aos cargos eletivos, todos os cidadãos podem participar da disputa, mas devem se enquadrar nas regras estabelecidas pela Constituição e pela legislação eleitoral. 


Para registrar as candidaturas na Justiça Eleitoral, os candidatos devem ter nacionalidade brasileira, estar em pleno exercício dos direitos políticos e devem ter domicílio eleitoral no local da eleição um ano antes do pleito, estando filiados a um partido político pelos menos seis meses antes das eleições. 


A idade mínima para candidatura também deve ser respeitada. Os candidatos para os cargos de presidente da República, vice-presidente e senador devem ter 35 anos na data da posse. Para os cargos de governador e vice a idade mínima é de 30 anos, e de 21 anos para quem vai concorrer aos cargos de deputado federal, estadual ou distrital. 


Ficha limpa
A Lei da Ficha Limpa também deve ser observada para quem pretende concorrer ao pleito. A norma entrou em vigor em 2010 para barrar a candidatura de condenados por órgãos colegiados por oito anos. 


O primeiro turno das eleições será realizado no dia 2 de outubro de 2022. O eventual segundo turno para votação aos cargos de presidente e governador será no dia 30 do mesmo mês. O último dia para a diplomação dos eleitos é no dia 19 de dezembro.


Matéria alterada, no último parágrafo, às 11h45, para corrigir a data de diplomação que será neste ano, não em 2023 como informado anteriormente.


Edição: Kleber Sampaio

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação