FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 02 de novembro de 2025
POR: Gabriela Vieira Santos Oliveira
Fonte: Assessoria UNINASSAU
Em: 31/07/2025 às 14:22
Pub.: 31 de julho de 2025

Julho Dourado: conscientização sobre o bem-estar animal

Especialistas explicam o papel da sociedade na garantia dos direitos dos bichinhos

Julho Dourado: conscientização sobre o bem-estar animal - Foto: Assessoria UNINASSAU

A campanha Julho Dourado tem como objetivo conscientizar a população sobre o bem-estar animal, os princípios fundamentais e como garantir uma vida digna, saudável e respeitosa para os bichinhos domésticos e silvestres. Ela também busca reforçar o papel da sociedade no combate aos maus-tratos e na promoção de uma convivência ética. O coordenador do curso de Medicina Veterinária e a coordenadora do curso de Direito da UNINASSAU Aracaju, Diomar Sobrinho e Caroline Veloso, respectivamente, explicam a importância desta ação. 

O que é o bem-estar animal? 

O bem-estar animal se refere aos estados físico e mental dos bichinhos em relação às condições em que vivem e interagem com o ambiente. É preciso avaliar se eles estão saudáveis, confortáveis, bem alimentados, seguros, livres de dor e capazes de expressar comportamentos naturais. 

“A Organização Mundial da Saúde Animal (WOAH, ex-OIE) baseia-se em cinco regras para os bichos: livre de fome e sede; livre de desconforto; livre de dor, lesões e doenças; livre para expressar comportamentos naturais; e livre de medo e estresse”, diz Diomar, coordenador do curso de Medicina Veterinária da UNINASSAU Aracaju. 

Além disso, o Direito considera o animal como um ser senciente, ou seja, capaz de sentir e experimentar sensações e emoções, tanto positivas quanto negativas. Ele passou a ser considerado com um novo valor, merecendo, assim, uma proteção ampla pelo ordenamento jurídico. “Vale ressaltar que a senciência não se confunde com dorismo, correlacionado com as sensações negativas, como a dor”, informa Caroline, coordenadora do curso de Direito da Instituição de Ensino Superior. 

Quais são os direitos dos animais? 

Como seres sencientes, eles têm o direito de serem respeitados e protegidos contra abusos. “A Declaração Universal dos Direitos dos Animais, proclamada pela UNESCO, em 1978, apresenta princípios fundamentais, como direitos à vida e à liberdade; de não ser explorado ou maltratado; à assistência veterinária; e a viver em um ambiente adequado às suas necessidades biológicas”, explica o médico veterinário. 

No Brasil, a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998) protege os animais contra maus-tratos. Além disso, há regulamentações específicas para transporte, criação, uso em pesquisas e comercialização. E a Constituição Federal de 1988, no Art. 225, fala de um meio ambiente (fauna e flora) ecologicamente equilibrado para as presentes e futuras gerações. Porém, atualmente, o Direito Animal é analisado, estudado e percebido como ciência autônoma. 

Como novo valor, os animais, independentemente se domésticos ou silvestres, estão protegidos tanto pela Constituição Federal (fauna) como por diversas leis. Por exemplo, a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/1998) e a recente Lei Sanção (Lei14064/2020).

Como a sociedade pode garantir o bem-estar animal? 

“Por meio de ações coletivas e individuais, como: educação e conscientização da população sobre posse responsável; fiscalização efetiva e denúncias de maus-tratos; criação e cumprimento de leis de proteção animal; incentivo à adoção responsável e castração; apoio a instituições que resgatam e cuidam de animais; e capacitação de profissionais (veterinários, cuidadores, biólogos) para manejo ético”, conclui o médico veterinário Diomar. 

O bem-estar animal constitui uma dimensão essencial do cuidado com a vida, saúde e dignidade dos seres não humanos, visando prevenir e combater quaisquer formas de maus-tratos. A preocupação com esse tema tem ganhado destaque no cenário social contemporâneo, especialmente diante do crescente número de bichos de estimação nos lares brasileiros.

De acordo com o último Censo Agropecuário realizado pelo IBGE, em 2019, observou-se um aumento expressivo da presença de cães e gatos nos domicílios do país. Esse panorama revelou uma transformação gradual na percepção da sociedade sobre os bichinhos. “É fundamental promover a educação e a conscientização acerca da importância do bem-estar animal, integrando princípios éticos, jurídicos e científicos, independentemente da espécie, considerando estes como possuidores de direitos”, finaliza Caroline.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação