De volta à estrada: os 10 carros antigos que os brasileiros mais querem restaurar
A retomada do interesse por clássicos impulsiona oficinas especializadas e motiva proprietários a recuperar modelos históricos que marcaram o país
O interesse por carros clássicos voltou a ganhar força entre colecionadores, proprietários e o próprio mercado automobilístico no Brasil. Segundo dados citados pela Federação Internacional de Veículos Antigos, o antigomobilismo já movimenta cerca de R$ 32 bilhões por ano no país, enquanto diversas montadoras passam a “reviver” modelos históricos.
Esse movimento de retomada também aparece nas buscas online. Um levantamento inédito da Emaster, empresa referência na fabricação de elevadores automotivos, revela que a procura por serviços de restauração de carros antigos no Google Brasil ultrapassou 100 mil pesquisas nos últimos 12 meses, um crescimento de 24%.
A alta reflete a valorização cultural e financeira dos modelos antigos, impulsionada tanto pela nostalgia quanto pelo potencial de investimento. Com isso, montadoras e oficinas especializadas ampliam sua atuação para atender um público que busca reparos completos e manutenção de longa duração.
Os modelos mais desejados pelos brasileiros
Ao longo dos últimos 12 meses, consumidores demonstraram maior interesse na restauração de uma lista variada de carros históricos.
- Fusca (Volkswagen)
Chegou ao Brasil na década de 1950 e se tornou o carro mais popular do país por décadas. Seu motor traseiro e sua manutenção simples o transformaram em um dos projetos favoritos para restaurações.
- Chevette (Chevrolet)
Lançado nacionalmente em 1973, foi conhecido pela robustez mecânica e pela ampla produção.
- Opala (Chevrolet)
Introduzido em 1968, combinava conforto e desempenho. Tornou-se ícone de esportividade e até hoje atrai colecionadores interessados em versões SS e Diplomata.
- Gol Quadrado / GTI (Volkswagen)
Fabricado entre o início dos anos 1980 e final dos 1990, marcou época pela durabilidade. A versão GTI, de 1988, foi o primeiro carro nacional com injeção eletrônica.
- Jeep Willys (Jeep)
Produzido no Brasil a partir de 1957, teve uso militar e civil. Destaca-se pela mecânica simples e vocação para trilhas.
- Karmann Ghia (Volkswagen)
Lançado por aqui em 1962, tornou-se símbolo de design, sendo mais procurado por colecionadores que buscam projetos detalhados.
- SP2 (Volkswagen)
Criado no Brasil em 1972, é conhecido pela estética esportiva. Sua produção curta o transformou em um modelo valorizado.
- Ford F-100 / F1 (Ford)
As picapes chegaram ao país nos anos 1950 e marcaram presença no trabalho rural e urbano. São procuradas para restaurações voltadas à personalização.
- MP Lafer (MP Lafer)
Produzido entre 1974 e 1990, era inspirado nos roadsters ingleses. Utilizava mecânica Volkswagen, facilitando sua recuperação.
- Puma (Puma)
Com início nos anos 1970, o esportivo nacional ganhou reconhecimento pela carroceria em fibra. Sua aparência diferenciada atrai novos restauradores.
- Kombi (Volkswagen)
Fabricada por mais de seis décadas, tornou-se símbolo do transporte familiar e comercial. Suas versões antigas estão entre as mais valiosas.
Caminho inicial para restaurar um carro antigo
O primeiro passo consiste em uma avaliação completa do estado do veículo. A inspeção deve considerar estrutura, motor, elétrica, suspensão e integridade da carroceria. A partir desse diagnóstico, os proprietários definem o plano de ação e identificam peças que precisam ser recuperadas ou substituídas.
Outro ponto importante é a organização do orçamento e o cronograma. A recomendação é dividir o processo em etapas, como funilaria, pintura, mecânica, tapeçaria e elétrica. Ainda, projetos mais completos exigem desmontagem total, o que demanda espaço e ferramentas adequadas.
A importância da estrutura para a restauração
A partir da metade do processo, quando se inicia a remontagem e os ajustes finos, o suporte físico da oficina se torna essencial. Reparos de suspensão, revisão de freios e inspeção de partes inferiores do veículo só podem ser executados com precisão quando o carro está bem elevado.
Nesse ponto, o uso de elevador automotivo, equipamento usado em oficinas para suspender veículos para fazer a manutenção na parte inferior do carro, pode ser um recurso indispensável para garantir acesso seguro à parte inferior, facilitar a substituição de componentes estruturais e evitar danos a modelos com décadas de uso. A etapa de alinhamento, conferência de vazamentos e reforço do chassi também depende desse apoio.
Além disso, segundo o Motor Show, a manutenção da geometria e o cuidado com o assoalho são determinantes para preservar o valor histórico do veículo ao final do processo. O equipamento adequado reduz riscos e contribui para uma restauração precisa.
Com a expansão do interesse pelo antigomobilismo, diferentes perfis de proprietários voltaram a investir em modelos que marcaram a história do país. A combinação de valores afetivos, raridade e possibilidade de valorização financeira colocou a restauração automotiva no centro de um mercado crescente.
Metodologia
Para identificar quais modelos antigos mais despertaram interesse dos brasileiros em realizar restauração, foram analisadas todas as buscas relacionadas ao termo “restauração de carros antigos” no Google Brasil entre novembro de 2024 e novembro de 2025. A partir dessa análise, mapeamos os modelos mais citados nas pesquisas. Com esses resultados, foi elaborado o ranking desses modelos de carros antigos e suas respectivas marcas com maior procura por restauração no período.