Renato Lino: O novo guardião da previdência em Sergipe - Advogado assume missão histórica na OAB/SE
Neste domingo, eu estreio aqui no blog um novo espaço: a “Entrevista de Domingo com Tiago Hélcias”. Toda semana, vou trazer uma conversa franca e direta com personalidades da política, do direito, da gestão pública e de outras áreas estratégicas, sempre com o objetivo de revelar diferentes lados dessas trajetórias e oferecer ao leitor uma visão mais clara do nosso tempo.
Para abrir esse quadro, eu trago um convidado que conhece como poucos os bastidores e os desafios da gestão pública em Sergipe: o Advogado Renato Lino. Com 19 anos de experiência, ele define sua caminhada como um verdadeiro laboratório de conquistas e aprendizados. Aprendeu, segundo suas próprias palavras, que a máquina pública é um organismo vivo, que exige ética, estratégia, inovação e, acima de tudo, compromisso com o interesse coletivo.
Ao longo da carreira, Renato deixou marcas importantes em diferentes cargos: foi Diretor Administrativo e Financeiro do ITPS, onde implantou medidas de maior responsabilidade fiscal; atuou como Conselheiro Suplente do SEBRAE/SE; Assessor Técnico na SEDETEC; além de passagens pelo Banese e pela Adema. Mais recentemente, trabalhou como Coordenador Jurídico da Saúde e Assessor do Controle Interno do IPESaúde, reforçando a importância do controle e da transparência na administração pública.
Agora, ele inicia um novo e histórico desafio: tomou posse como Coordenador de Gastos Previdenciários da Comissão de Controle de Gastos Públicos e Combate à Corrupção da OAB/SE.
Trata-se de uma inovadora criação do presidente da OAB/SE, Dr. Danniel Costa, no âmbito da Comissão presidida pelo advogado João Botto Nascimento, que tem se destacado pelo trabalho firme e de credibilidade.
Foi sobre essa missão — e sobre toda a trajetória que o trouxe até aqui — que conversei com Renato Lino.
A entrevista
1 – Renato, você tem mais de 19 anos de experiência na gestão pública. O que considera como os maiores aprendizados dessa caminhada?
...
Confira entrevista completa em Tiago Hélcias Blogspot