Era digital na educação: a nova forma de ensinar
A tecnologia se instalou em diversos setores. Por isso, na era digital, a educação também precisou se adaptar, repensar a sua prática e melhorar o ensino.

Era digital na educação: a nova forma de ensinar - Foto: Asscom Unit
“Quando citamos tecnologia e aprendizagem, o tipo de tecnologia que devemos nos remeter é a tecnologia de informação e comunicação (TICs), bem como as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). As TDIC, em particular, vêm ganhando força em todos os setores da sociedade e, depois do momento pandêmico, a necessidade de utilizá-las no âmbito educacional, se tornou uma necessidade emergente, pois, todos os outros setores já fazem uso dessa tecnologia digital visando a melhoria de seus serviços, produtos e processos”, destacou a assessora pedagógica EAD da Universidade Tiradentes (Unit), doutora Alana Vasconcelos.
De acordo com o Censo da Educação Superior 2020 – elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC)-, divulgado em fevereiro, mostrou que, naquele ano, houve mais de 3,7 milhões de matrículas registradas, e destas, mais de 2 milhões (53,4%) foram em cursos EAD.
Devido aos cursos da modalidade EAD serem mais baratos, possuir mais praticidade, flexibilidade e permitir que o aluno desenvolva habilidades digitais, é que esse número tem crescido. “O estudante que opta por um curso EAD, sai na frente no quesito de adquirir ou até mesmo fortalecer determinadas habilidades como: uma postura ativa, vai em busca das oportunidades, sendo protagonista do seu processo de aprendizagem. Aprende e/ou reforça o ato de saber se planejar, desenvolver e aprimorar sua habilidade com a tecnologia digital, desenvolve disciplina, auto motivação, autonomia, dentre outras habilidades e competências”, reitera a doutora.
Implementar a tecnologia cada vez mais em sala de aula é de extrema importância, segundo Alana. “No processo educativo, as tecnologias digitais podem ser inseridas em diversos momentos. Elas auxiliam na aprendizagem em que as possibilidades são infinitas, no sentido de realizar atividades em tempo real com pessoas que não estejam em um mesmo ambiente físico, conectam pessoas, ideias e projetos independentemente do local em que estejam. Otimizam processos e facilitam diálogos”, finaliza.