Aracaju (SE), 03 de julho de 2022
POR: Shirley Vidal
Fonte: Asscom Unit
Em: 21/05/2022 às 08h01
Pub.: 23 de maio de 2022

Entenda a diferença entre os cursos semipresenciais, híbridos e 100% online


Fique por dentro das três modalidades de ensino EAD e escolha qual melhor se encaixa no seu perfil.


Entenda a diferença entre os cursos semipresenciais, híbridos e 100% online - Foto: Asscom Unit

Entenda a diferença entre os cursos semipresenciais, híbridos e 100% online - Foto: Asscom Unit


No universo acadêmico é normal ter dúvidas a respeito de qual graduação fazer, afinal são diversas áreas e inúmeras possibilidades. No entanto, outra dúvida bastante recorrente para os alunos que já escolheram a sua área de interesse é decidir qual modalidade do curso realizar no Ensino a Distância (EAD), havendo grande confusão por parte dos estudantes com o formato dos cursos, que geralmente são semipresenciais, híbridos e 100% on-line.  


Cursos semipresenciais e cursos híbridos
Antes de mais nada, é importante entender que os cursos semipresenciais funcionam como uma espécie de fusão entre o online e o presencial. Isso acontece porque as graduações dessa modalidade intercalam disciplinas dos dois jeitos, dividindo os momentos de aprendizagem entre o presencial e à distância. O professor tutor EAD da Universidade Tiradentes (Unit), Simão Timóteo, explica como a modalidade semipresencial funciona. 


“O curso semipresencial é uma modalidade de ensino EAD onde o aluno estuda através das ferramentas, vídeos e conteúdos disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Nesse ambiente, o aluno pode participar de fóruns de discussão online com vários alunos de diferentes polos, tem contato com as videoaulas do professor regente, que é aquele professor que grava os vídeos dos temas das disciplinas de acordo com o calendário. E o aluno tem a possibilidade de também de se relacionar com o professor presencial, que nesse caso sou eu”, afirma. 


O professor explica que no semipresencial, o aluno estuda através de um ambiente virtual com as aulas gravadas e tem os encontros de tutoria presenciais com o tutor presencial no polo. “Esse encontro presencial tem 1h20 de duração onde a gente, os tutores, temos a responsabilidade de guiar o aluno para uma jornada de aprendizagem de sucesso. O tutor presencial atua como um facilitador, contribuindo para que o aluno consiga organizar sua agenda de estudo, fazer seu planejamento de estudo; é da nossa responsabilidade também manter o aluno engajado com as atividades do curso, orientar nas metodologias e ferramentas, nos processos acadêmicos de curso. A gente também aplica as atividades práticas, que nesse caso é a PAS”, infere. 


PAS é o termo designado para Produção de Aprendizagem Significativa. No ensino EAD da Unit, cada disciplina oferece 4 encontros de acordo com a oferta modular. Nos três primeiros encontros, o tutor aplica as atividades destinadas ao PAS, chamada pelos tutores de Ação da Aprendizagem. Nessa jornada de aprendizagem, o aluno desenvolve atividades que culminam em um produto final, que é trabalho a ser realizado pelo aluno e entregue via Magister para a correção do tutor. 


O ensino híbrido, por sua vez, proporciona para o estudante a possibilidade de estudar sozinho online ou numa sala de aula, interagindo com os futuros colegas de profissão e com o professor. Dessa forma, os alunos podem, no dia a dia, mesclar suas vivências entre virtual e real. Por isso a importância de estender essa realidade para as vivências acadêmicas, proporcionando uma aprendizagem mais significativa e concreta. Outro ponto importante do ensino híbrido é que a parte prática do curso é feita de forma presencial no polo, assim, é possível aproveitar dos dois modelos de maneira que facilite cada vez mais o aprendizado do discente.


Ensino 100% online: principais características
Como o próprio nome sugere, as graduações na modalidade 100% online são baseadas no AVA. Isso significa que tanto as aulas quanto às demais atividades referentes às disciplinas acontecem de forma totalmente virtual. Esse tipo de modalidade é perfeita para os estudantes que não conseguem ter aulas presenciais na Universidade ou que precisam de uma maior flexibilidade para conciliar os estudos com a vida profissional.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação