Aracaju (SE), 15 de janeiro de 2026
POR: Asscom Unit SE
Fonte: Asscom Unit SE
Em: 19/01/2022 às 15:34
Pub.: 20 de janeiro de 2022

Saiba o que pode ou não ser solicitado nas listas de material escolar

Como saber se o que foi pedido será usado ou não nas atividades em sala de aula?

Professor orienta que as listas de material escolar devem conter apenas itens que de fato serão usados pelo estudante em sala de aula (Foto ilustrativa: Unsplash)

Professor orienta que as listas de material escolar devem conter apenas itens que de fato serão usados pelo estudante em sala de aula (Foto ilustrativa: Unsplash)

Janeiro chegou e, com ele, a preocupação de muitos pais com a lista de material escolar, requisitada por muitas escolas. A princípio, são os livros didáticos e cadernos, mas que se somam a dezenas de outros itens que causam uma certa polêmica e dúvidas na hora da compra do material.

Afinal, como saber se as instituições de ensino estão pedindo itens na lista que o estudante não vai usar durante o desenvolvimento das atividades em sala de aula? Como identificar o que pode ou não ser solicitado pelas escolas? Esses são questionamentos comuns de pais e responsáveis no momento da compra do material que será utilizado no ano letivo.

“Ao fazer uma pesquisa básica na internet já é possível encontrar conteúdo e tirar dúvidas sobre o que é permitido ou não aos colégios solicitar na lista de material escolar dos estudantes. Outra fonte interessante e que deve ser buscada são os órgãos de defesa do consumidor, que costumam atuar com afinco nesse sentido”, orienta o professor Anderson Teixeira de Souza, docente do curso de Pedagogia EAD, da Unit Sergipe.

Entre os itens proibidos de serem requeridos pelos colégios estão: canetas para lousa, pratos descartáveis, papel higiênico, grampos para grampeadores, álcool hidrogenado, remédios, entre outros. Já outros são permitidos pelos órgãos de defesa do consumidor, como pincel, massa de modelar, giz de cera, papel sulfite (ou ofício, tubo de cola, lápis de cor, lápis, apontador, caneta hidrográfica, tesoura sem ponta, tinta guache, entre outros.

“Os colégios devem informar quais serão as atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo para que a lista seja compatível com o que foi informado”, ressaltou o professor.


Notícias Indicadas

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Trabalhadores dos shoppings de Aracaju reagem à cobrança de estacionamento e negociam suspensão da taxa

Stand-up "A Ignorância é uma Dádiva”, de Renato Albani, abre sessão extra em Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Justiça reconhece atuação legal da Guarda Municipal e rejeita denúncia por abuso de autoridade

Iguá Sergipe acelera implantação de reservatórios para ampliar reserva hídrica em 10 cidades

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Câmara publica edital de concurso público com inscrições em janeiro

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação