Aracaju (SE), 24 de janeiro de 2022
POR: Asscom Grupo Tiradentes
Fonte: Asscom Grupo Tiradentes
Em: 28/12/2021 às 16h50
Pub.: 28 de dezembro de 2021

Humanas é uma área que "dá dinheiro"?


Entre as profissões mais valorizadas da área de Humanas estão Direito e Administração; segredo está na formação qualificada.


Independente de qual área irá escolher, o profissional deve realizar uma boa formação e investir em especializações (Foto: Unit)

Independente de qual área irá escolher, o profissional deve realizar uma boa formação e investir em especializações (Foto: Unit)


Quem nunca ouviu de um conhecido ou parente que “área de Humanas não dá dinheiro”? Mas, é bem verdade que, assim como em outras áreas do conhecimento, como Exatas e Biológicas, há cursos mais e menos valorizados. Esse fator, no entanto, é relativo e diversas vertentes contribuem para que, independentemente da escolha que a pessoa faça, a formação e os cursos de especialização ao longo da carreira é que farão a diferença na remuneração. 


“Seja qual for a escolha da profissão, se na área de Exatas, Humanas ou Biológicas, se esse profissional não realizar uma boa formação, não buscar investir em especializações, dificilmente ele conseguirá uma boa remuneração ao longo da sua carreira”, destaca a coordenadora do Unit Carreiras, Maria Luísa Teodoro. 


Entre os cursos e profissões mais valorizadas da área de Humanas estão: Direito, Administração, Ciências Contábeis e Psicologia.


Na carreira do Direito, solidez e grandes perspectivas de crescimento estão entre as características que projetam essa valorização. “Além de inúmeras oportunidades de especialização, o profissional dessa área pode atuar no setor público e no privado”, observa a coordenadora. 


Entre os três cursos mais procurados por estudantes de todo o país, o de Administração está entre os valorizados, diante da necessidade constante das empresas em fazer uma boa gestão dos negócios. “Essa necessidade fez com que se criasse um lugar cativo para os formados na área, seja para atuar com gestão de pessoas, processos ou finanças”, destacou. 


Apesar de estar diretamente ligada aos números, a área de Ciências Contábeis está contemplada entre as Ciências Humanas. “Isso porque a contabilidade é uma ciência social aplicada, onde os números são apenas considerados como uma ferramenta de trabalho. Já que o contador precisará lidar com outros campos do conhecimento como Direito, Administração, e terá que criar soluções muito mais estratégicas do que simplesmente se basear em uma ciência exata”, pontuou Maria Luísa. 


Com a versatilidade em atuar em diversas áreas, a Psicologia também se destaca. “Isso vai depender das especializações que o profissional fizer. Por isso, é essencial continuar estudando, se qualificando. Podemos destacar, dentre as áreas de maior atuação, a Psicologia Clínica, Educacional e Esportiva”, concluiu.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação