Aracaju (SE), 25 de janeiro de 2026
POR: Assessoria de Imprensa Unit
Fonte: Assessoria de Imprensa Unit
Em: 24/11/2021 às 12:01
Pub.: 24 de novembro de 2021

Arquiteta fala sobre mudanças nos lares durante a pandemia

A transformação dos espaços de trabalho, descanso e lazer mostraram que uma casa deve ser um local para construir pensando no futuro.

Arquiteta fala sobre mudanças nos lares durante a pandemia (Foto: Assessoria de Imprensa Unit)

Arquiteta fala sobre mudanças nos lares durante a pandemia (Foto: Assessoria de Imprensa Unit)

A rotina de pessoas no mundo inteiro foi afetada pela pandemia da covid-19. As restrições necessárias no começo da crise fizeram com que o trabalho fosse levado para dentro de casa. Uma situação nova para várias pessoas, que recorreram à adaptação dos espaços, transformando a moradia em ambientes multifuncionais para trabalho, lazer e descanso.

Segundo a professora de arquitetura da Universidade Tiradentes (Unit), Millena Moreira Fontes, as casas passaram de locais em que se passava pouco tempo a lugares de jornada permanente. “Nossas residências deixaram de ser um espaço de baixa permanência diária. A casa virou local de trabalho, escritório, ateliê, refúgio, descanso, lazer, academia, estudo. Passou a ter que atender a diversas demandas diferentes, e nós tivemos que ressignificar esse espaço em nome, principalmente, da nossa saúde mental e bem-estar”, disse.

Durante esse período, teve quem mudou de domicílio, outros redecoraram ou reformaram a casa e teve quem comprou um imóvel novo. Esse movimento mostrou que o local onde se vive não precisa ser tratado como temporário, e sim como o retrato de um estilo de vida e do futuro que se anseia construir. Nessa ressignificação, a arquitetura foi uma grande aliada.

“É nesse ponto que entra o profissional da arquitetura para poder organizar um espaço saudável e funcional. O nosso lar também passou a nos surpreender, por exemplo, ajudou a descobrir um hobby novo, como cozinhar. A alimentação caseira e a descoberta de novos sabores como forma de recompensa por um dia cheio no home office. Outro ambiente interessante é a varanda, visto que 2020 foi um ano praticamente vivido da janela e das vistas de nossas varandas”, acrescentou a professora.

Reorganização
Millena explicou que a reorganização dos espaços ajuda o cérebro a se adaptar melhor a uma nova atividade ou rotina, por isso deve-se ter em mente o objetivo. “Primeiro, pense no tema. É estudo? Trabalho? Atividade física? Faça uma lista de mobiliários essenciais para atender às suas necessidades. Depois, acrescente objetos que imprimam a sua personalidade e transforme esse espaço”, indicou.

Ambientes de trabalho
Para um quarto que será usado para trabalho, é essencial usar itens de escritório condizentes com as necessidades da função, mas é possível fazê-lo com criatividade, personalidade e afetividade. “Separe mesa, cadeira, tomada, luz, computador, telefone, mural de avisos, coloque plantas, fotos do seu pet ou família, coloque obras de artes de que gosta, cafeteira e água”, destacou.

A professora chama a atenção para que esse ambiente seja utilizado somente no horário de trabalho. “Ao final do turno, deixe todos os materiais onde estavam, saia do cômodo e deixe a porta fechada. Não esqueça de deixar o telefone do trabalho também no cômodo. E, se o seu telefone pessoal é o mesmo do corporativo, pense bem sobre a opção de comprar um novo chip”, recomendou.

Ambientes de estudo
Para os ambientes de estudo, as orientações são, principalmente, voltadas para a iluminação correta, que, de acordo com Millena, é a luz branca.

“Procure um cômodo, espaço ou horário no qual tenha silêncio em casa. Ter uma cadeira ergonômica e acolchoada, mesa, tomada elétrica, computador ou outro aparelho tecnológico, luz adequada (branca, a luz branca nos provoca atenção e auxilia no trabalho), os demais são detalhes. O importante é o canto ser seu e você só acessá-lo nos horários que estabeleceu para estudo. A ideia é que se faça a divisão nítida dos espaços”, explicou.

Faça você mesmo
É possível fazer adaptações com as próprias mãos. “A pandemia também nos trouxe a aproximação do como se faz as coisas ou o conhecido ‘DIY’, que é o do it yourself, literalmente ‘faça você mesmo’. Algumas mudanças, como pintura de paredes, troca de luminárias, cortinas e redecoração, podem ser feitas com a consultoria da internet ou, se possível e recomendado, de forma on-line, com um profissional da arquitetura”, sugeriu a professora.

Antes de pensar em qualquer mudança, procure um arquiteto para ajudar, principalmente com a ergonomia dos móveis. Se não tiver cuidado, uma posição errada em frente ao computador, por exemplo, pode sobrecarregar os músculos e articulações, causando dores ou problemas de saúde mais graves.


Notícias Indicadas

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação