FLUTUANTE 970 250 PMA JULHO
Aracaju (SE), 04 de julho de 2026
POR: Fapitec/SE
Fonte: Fapitec/SE
Em: 23/05/2018 às 09:15
Pub.: 24 de maio de 2018

Chamada oferece bolsas de pesquisa em universidades italianas

Fapitec/SE (Foto: Via Fapitec/SE)

Fapitec/SE (Foto: Via Fapitec/SE)

A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica de Sergipe (Fapitec/SE) está com uma chamada aberta para bolsas de pesquisa em universidades italianas. Podem concorrer pesquisadores doutores e estudantes de Mestrado e Doutorado.

A chamada é uma parceria do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações, e a Universidade de Bolonha, representando a rede de Universidades Italianas.

O fomento oferecido aos pesquisadores brasileiros será realizado por meio de Bolsas e os valores serão determinados por regulamentos próprios de cada Fundação. As instituições italianas disponíveis para mobilidade podem ser consultadas no site do MCI e os proponentes deverão ter um supervisor associado a uma das universidades italianas que participam do acordo.

Podem participar estudantes de Mestrado e Doutorado e pesquisadores doutores vinculados a universidades e instituições de pesquisa brasileiras. Para estudantes de Mestrado e Doutorado será oferecido suporte exclusivo para o período de pesquisa na Itália. Para pesquisadores doutores, a Fundação poderá financiar a pesquisa naquele País. Nenhuma taxa de mensalidade será cobrada dos candidatos apoiados pela Chamada. Em caso de mobilidade que envolva projetos com potencial comercial, industrial ou que envolva propriedade intelectual, as instituições de pesquisa envolvidas deverão assinar cooperação específica para a realização da parceria, de acordo com a legislação de cada país e as convenções internacionais.

Os critérios avaliados em cada proposta estão descritos no edital. O formulário para candidatura estará disponível no site http://sigconfap.ledes.net até o dia 31 de julho de 2018. Para candidatos do Estado de São Paulo, as propostas deverão ser enviadas pelo endereço http://www.fapesp.br/en/11763. Dúvidas sobre a Chamada podem ser esclarecidas pelo e-mail confap.mci@gmail.com.

Acesse aqui a Chamada Mobility Confap Italy – MCI 2018

Com informações da Coordenação de Comunicação Social do Confap

Notícias Indicadas

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque


Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação