FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 07 de fevereiro de 2026
POR: TCE Sergipe
Fonte: TCE Sergipe
Em: 11/06/2025
Pub.: 12 de junho de 2025

MP de Contas orienta municípios e governo estadual sobre políticas climáticas em Sergipe

MP de Contas orienta municípios e governo estadual sobre políticas climáticas em Sergipe - Foto: TCE Sergipe

O Ministério Público de Contas do Estado de Sergipe (MPC-SE) emitiu duas recomendações direcionadas ao enfrentamento das mudanças climáticas para prefeitos sergipanos. No documento, o órgão orientou os gestores sobre a criação de planos municipais de adaptação climática e solicitou à Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) a regulamentação do inventário estadual de emissões de gases de efeito estufa.

As recomendações destacam a necessidade emergencial de políticas locais de adaptação e mitigação climática, considerando que a região nordestina é particularmente vulnerável a eventos extremos. O MPC-SE apontou também que entre 2000 e 2023, estiagens e secas representaram 61% dos desastres registrados no Nordeste. Em Sergipe, particularmente, enfrenta ainda riscos de desertificação no interior, erosão costeira e vulnerabilidade dos sistemas alimentares. 

A intensificação e agravamento de eventos climáticos extremos, como queimadas, secas prolongadas e poluição atmosférica, exigem uma resposta coordenada e urgente”, afirmou o procurador-geral de Contas Eduardo Santos Rolemberg Côrtes. 

Recomendação 

Segundo o procurador-geral, para os municípios, a recomendação orienta três eixos de ação: mitigação das causas locais da mudança climática, com redução de emissões pelo combate ao desmatamento, queimadas e outras fontes poluentes; redução da vulnerabilidade de populações e ecossistemas a eventos como estiagens, chuvas extraordinárias, desertificação, erosão costeira e impactos nos sistemas alimentares; e implementação de medidas de prevenção, adaptação e educação climática, incluindo sistemas de alerta precoce, fortalecimento da infraestrutura resiliente e programas educacionais. 

Já no âmbito estadual, o MPC-SE solicita à Semac a expedição de ato normativo para orientar a formulação do inventário de emissões de gases de efeito estufa, com definição de medidas e metas para redução e compensação de emissões. A medida visa cumprir as disposições da Lei Estadual 9.364/2024, que institui a Política Estadual sobre Mudanças Climáticas de Sergipe. 

De acordo com Côrtes, o inventário de carbono é previsto como instrumento obrigatório da política estadual e deve ser utilizado como ferramenta de planejamento das ações governamentais e da sociedade para implementação de programas sobre mudanças climáticas. Os inventários setoriais na administração pública são considerados essenciais para cumprir as metas nacionais de redução de emissões do Acordo de Paris e os compromissos assumidos pelo estado. 

As recomendações fundamentam-se no artigo 225 da Constituição Federal, que proclama o direito ao meio ambiente equilibrado, e no Pacto de Transformação Ecológica firmado entre os três poderes em agosto de 2024. O documento também se baseia na Lei de Desastres (12.608/2012) e nas leis federal (14.904/2024) e estadual (9.364/2024) sobre mudanças climáticas. 

No documento, o MP de Contas reconhece avanços de Sergipe na área, como a criação da Semac em 2023, a participação na Coalizão Governadores pelo Clima e no Consórcio Brasil Verde, além de políticas de combate à desertificação e educação ambiental. As medidas estão alinhadas com a Agenda 2030 das Nações Unidas, especialmente o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13, sobre ação climática. 

Os municípios e o governo estadual têm 30 dias para responder às recomendações, informando providências adotadas e dados sobre legislação, políticas e projetos relacionados às mudanças climáticas. 

Confira as recomendações que foram encaminhadas: Ofício MPE ESRC n. 102 - 2025 - Recomendação SEMAC Inventário GEE 1.pdf

Ofício Circular MPE ESRC n. 03 - 2025 - Recomendação municipios Mudanças Climáticas 2.pdf


Notícias Indicadas

Nona, Bruninho Top7, cortejos do Rasgadinho e Maysa Reis agitam o Jardins Folia 2026

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

Ferreira Costa abre mais de 10 vagas de emprego em Aracaju

Prefeitura anuncia vasta programação para o Carnaval da Barra 2026

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

Clube de Aventureiros Estrelas Brilhantes: Mais de duas décadas de dedicação ao desenvolvimento infantil

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Iguá Sergipe prevê abertura de mais de 400 vagas de emprego em 2026 e lança canal oficial de empregos no estado

5 alertas de que o sistema contábil da sua empresa ficou para trás

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Detran Sergipe moderniza CNH e exame prático passa a ser realizado sem baliza

Petrobras garante três décadas de produção em Sergipe Águas Profundas

Governo de Sergipe anuncia redução no preço da tarifa do gás natural canalizado

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação