Aracaju (SE), 21 de setembro de 2025
POR: ASER
Fonte: ASER
Em: 04/04/2025 às 16:21
Pub.: 04 de abril de 2025

Caso desmoronamento do imóvel: a ASER emite NOTA OFICIAL

A ASSOCIAÇÃO SERGIPANA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS (ASER), através de seu Presidente Álvaro Dantas, diante das constantes dúvidas acerca da segurança de instalação de usinas solares, que surgiram após o desmoronamento do imóvel onde funciona a Academia Soul Fit Jabotiana, se posicionar da seguinte forma.

Inicialmente, é importante destacar que, de acordo com nota lançada pelo CREA-SE, através de seu Presidente, “apenas o serviço de instalação de placas fotovoltaicas tinha registro neste Conselho”, e ressaltou que o referido “serviço ainda iria iniciar, daí não vislumbramos ter contribuído com o colapso, conforme fotos e vídeos feitos no local”.

Com isso, foi contratado o Eng. Prof. Esp. Ademar Tabosa de Oliveira, inscrito no CREA RN nº 040615739-1, que apresentou Laudo Técnico concluindo que “a capacidade de resistência a todos os pilares de alvenaria estão muito abaixo do permitido mediante às cargas atuantes do telhado nos pilares, agravando-se e coadunando-se ao aumento dos carregamentos do forro de gesso e dos acessórios”.

Assim, reforça a ausência completa de nexo entre o desabamento e a empresa de energia solar.

Ou seja, os funcionários da empresa de energia solar estavam fazendo justamente o estudo da estrutura quando ocorreu o colapso, sendo, numa infeliz coincidência, tão vítimas quanto aqueles que estavam abaixo do telhado, afinal, nenhuma placa solar tinha sido instalada.

Nesse contexto, a ASER repudia veementemente a informação veiculada em diversos portais de notícias, que a possível causa do desmoronamento seria por uma suposta instalação de placas solares no telhado do imóvel. Afinal, esta infundada responsabilização ensejou numa afronta não só a empresa contratada, mas todas que compõem o seguimento.

Enfim, a ASER reitera a seriedade e profissionalismo das empresas sergipanas de energias renováveis e se solidariza com a empresa injustamente acusada.

Aracaju (SE), 26 de março de 2025.
ASSOCIAÇÃO SERGIPANA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS (ASER)
Presidente Álvaro Dantas


Mais de 10 mil empresas podem ser excluídas do Simples :: Por Marcio Rocha

Um dos maiores eventos do agronegócio em Sergipe, ExpoGlória acontece neste mês

Decreto permite desapropriação de terrenos para nova ponte Aracaju-Barra

Atividades da Fafen devem ser retomadas ainda em 2025 com apoio direto do Governo do Estado

Petrobras conclui licitação de operação e manutenção para retomada das FAFENs Bahia e Sergipe

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação