FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 07 de fevereiro de 2026
POR: Jéssica Bordin
Fonte: Press à Porter
Em: 20/05/2024 às 14:33
Pub.: 20 de maio de 2024

Um olhar sobre a polinização: entenda a importância das abelhas para o ecossistema

Para celebrar o Dia Mundial das Abelhas, 20 de maio, veja como as espécies mais trabalhadoras de todos os tempos impactam a biodiversidade e a qualidade de vida da população

Um olhar sobre a polinização: entenda a importância das abelhas para o ecossistema - Foto: Freepik

Um olhar sobre a polinização: entenda a importância das abelhas para o ecossistema - Foto: Freepik

Muitas pessoas associam as abelhas principalmente à produção de mel, mas a simples existência dessas trabalhadoras impacta o equilíbrio de todo o planeta. Dia 20 de maio é um dia dedicado às abelhas, celebrado em todo o mundo. A fim de aproximar o público consumidor do universo das abelhas, a Baldoni, eleita o melhor mel do Brasil por cinco vezes consecutivas e pioneira nacional na gestão da categoria, traz o tema polinização à tona sob a perspectiva do Doutor em Tecnologia de Alimentos e CEO da marca, Daniel Cavalcante.

O Dia Mundial das Abelhas foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) com a missão de fomentar a conscientização sobre a importância das abelhas e de outros polinizadores, além de sua contribuição para o desenvolvimento sustentável. “A principal função executada pelas abelhas é a polinização, que, de maneira simples, consiste na troca de pólen entre a parte masculina e feminina da flor, o que garante a reprodução das plantas”, esclarece Daniel.

“Segundo a ONU, as abelhas são responsáveis por 73% da polinização das plantas cultivadas. Por meio desse serviço ambiental, elas atuam na regeneração das florestas e da biodiversidade, tendo ainda importância fundamental na alimentação humana e proporcionando a existência de muitos alimentos presentes em nosso cotidiano”, destaca.

Conheça os alimentos que dependem da polinização

Boa parte dos alimentos que consumimos atualmente necessitam da polinização. De acordo com o Relatório Temático sobre Polinização, Polinizadores e Produção de Alimentos no Brasil, produzido pela Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES, da sigla em inglês) e pela Rede Brasileira de Interações Planta-Polinizador (REBIPP), as abelhas formam o maior grupo de polinizadores, representando cerca de 48% do total de espécies identificadas como visitantes florais de cultivos vinculados à produção de alimentos.

Variadas categorias de alimentos do nosso dia a dia dependem desse processo, por exemplo, frutas como acerola, maçã, maracujá, melancia e melão, vegetais diversos e grãos como soja, feijão e café, com grande valor econômico.

“A abelha africanizada (Apis Mellifera) e as abelhas nativas sem ferrão são as mais comuns entre as polinizadoras. Apesar de desempenharem atividades essenciais para a manutenção da biodiversidade e da cadeia alimentar, cada vez mais essas espécies estão ameaçadas devido aos desmatamentos, queimadas, mau uso de defensivos agrícolas, aquecimento global e alterações climáticas”, alerta Cavalcante.

“Na Baldoni, reforçamos o respeito à natureza em todas as etapas de produção, e é justamente assim que conduzimos nossas atividades. Nossas práticas de manejo são cuidadosamente pensadas para garantir o bem-estar das abelhas e a preservação dos habitats naturais. Com a experiência de vida, entendi que cuidar das abelhas e do meio ambiente não é apenas uma responsabilidade, mas também uma oportunidade. Quanto mais preservamos e incentivamos o equilíbrio ecológico, mais benefícios e melhor retorno teremos. Este é um ciclo virtuoso que me inspira a continuar fazendo da apicultura não apenas um negócio, mas uma verdadeira missão de conservação”, pontua.
 
Profissão Apicultor

Nesse caminho, a marca desenvolve a profissionalização de jovens apicultores do ensino médio por meio do Projeto Alveare, que tem como objetivo estimular a educação por meio de aulas práticas e teóricas, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento profissional das novas gerações.

O projeto oferece uma rede de apoio que garante a possibilidade de contratação do aluno na própria Baldoni ao final do processo. “Ficamos muito felizes em colher os resultados desse trabalho. A primeira ex-aluna, Luana Izabele Docema, por exemplo, por meio do Projeto Alveare, desenvolveu um mel de altíssima qualidade que foi premiado pelo Congresso Brasileiro de Apicultura (Conbrapi) como o melhor mel entre os apicultores de todo o Brasil”, diz.

Vale lembrar que a marca já conquistou diversos prêmios nacionais e internacionais. O mel Baldoni foi eleito cinco vezes consecutivas o Melhor do Brasil no Congresso Brasileiro de Apicultura e 9 prêmios internacionais entre qualidade e embalagem.

Para conhecer o portfólio completo acesse loja.baldoni.com.br

Sobre a Baldoni

A Baldoni é líder do mercado nacional de produtos derivados de mel e pioneira no gerenciamento desta categoria. Desde 2016, com a gestão de Daniel Augusto Cavalcante, a empresa tem ganhado cada vez mais destaque, com uma visão inovadora e sustentável, que visa proporcionar saúde e qualidade de vida para os consumidores, apicultores e para as abelhas.

A Baldoni tem o propósito de inspirar o desenvolvimento sustentável de produtos das abelhas e disponibiliza no seu portifólio, além do mel de abelhas nas diversas floradas, geleias adoçadas com mel, extrato de própolis e suplementos alimentares.

A empresa possui certificações reconhecidas mundialmente, como:  IFS Global Markets, FDA, Certificação Orgânica e é fiscalizada e auditada pelo Serviço de Inspeção Federal no Ministério da Agricultura.O Mel da Baldoni além de ter sido eleito por cinco vezes o Melhor do Brasil no Congresso Brasileiro de Apicultura, tem notórios prêmios internacionais da cadeira de Apicultura recebidos na França, Inglaterra, Canadá e Bélgica. É a única empresa do segmento a manter por 6 anos consecutivos o selo do pacto Agro+ Integridade, que zela pela ética e transparência, e 2 prêmios em boas práticas na categoria responsabilidade social do Ministério da Agricultura do Brasil.


Notícias Indicadas

Nona, Bruninho Top7, cortejos do Rasgadinho e Maysa Reis agitam o Jardins Folia 2026

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

Ferreira Costa abre mais de 10 vagas de emprego em Aracaju

Prefeitura anuncia vasta programação para o Carnaval da Barra 2026

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

Clube de Aventureiros Estrelas Brilhantes: Mais de duas décadas de dedicação ao desenvolvimento infantil

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Iguá Sergipe prevê abertura de mais de 400 vagas de emprego em 2026 e lança canal oficial de empregos no estado

5 alertas de que o sistema contábil da sua empresa ficou para trás

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Detran Sergipe moderniza CNH e exame prático passa a ser realizado sem baliza

Petrobras garante três décadas de produção em Sergipe Águas Profundas

Governo de Sergipe anuncia redução no preço da tarifa do gás natural canalizado

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação