FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 07 de fevereiro de 2026
POR: Assessoria FPI/SE
Fonte: Assessoria FPI/SE | Transcrita do MP/SE
Em: 06/12/2016
Pub.: 06 de dezembro de 2016

FPI/Sergipe realiza Audiência Pública para expor resultados das ações em prol do "Velho Chico"

Ao longo dessas duas semanas de Fiscalização Preventiva Integrada - FPI, as equipes de Saneamento, Fauna, Flora, Espeleologia, Aquática, Abate, Patrimônio Cultural e Comunidades Tradicionais, Gestão Ambiental I e II, Agrotóxicos e Mineração/Cerâmica, coordenadas pelo Ministério Público de Sergipe e pelo Ministério Público Federal e apoiadas pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco – CBHSF, visitaram 10 cidades do Baixo São Francisco. E, na última sexta-feira, 02 de dezembro, durante uma Audiência Pública, a FPI/SE apresentou os resultados das atividades desenvolvidas nos municípios de Canindé do São Francisco, Canhoba, Itabi, Gararu, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre, Poço Redondo, Porto da Folha e Feira Nova.

FPI/Sergipe realiza Audiência Pública para expor resultados das ações em prol do "Velho Chico" (Imagem: Assessoria FPI/SE)

FPI/Sergipe realiza Audiência Pública para expor resultados das ações em prol do "Velho Chico" (Imagem: Assessoria FPI/SE)

Mais de 350 pessoas participaram da Audiência Pública, entre líderes comunitários, articuladores e representantes das Prefeituras, lideranças Quilombolas e de terras Indígenas, e Promotores de Justiça de Sergipe, Bahia e Alagoas, e Coordenação Geral da FPI/SE. A reunião aconteceu das 9h até por volta das 14h, no Ginásio de Esportes Padre Leon Gregório, na Av. Vinte e Seis de Setembro, 923, Nova Esperança, no município de Nossa Senhora da Glória.

Mesa de honra da Audiência Pública

Além da participação das Coordenadoras Gerais da FPI/SE, a Promotora de Justiça e Diretora do Centro de Apoio Operacional do São Francisco, Dra. Allana Rachel Monteiro Soares Costa, e a Procuradora da República Dra. Lívia Tinôco, também estiveram na mesa de honra, o Secretário-Geral do MPSE, Dr. Manoel Cabral Machado Neto, representando o Procurador-Geral de Justiça Dr. José Rony Silva Almeida; o Promotor de Justiça e Assessor da Coordenadoria Geral do MPSE, Dr. Etélio de Carvalho Prado Júnior, o Promotor de Justiça do MPSE, Dr. Raimundo Bispo, representando os Promotores de Justiça dos municípios fiscalizados; a Deputada Estadual Ana Lúcia Vieira; o Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Olivier Chagas; os Coordenadores da FPI em Alagoas, os Promotores de Justiça Dra. Lavínia Fragoso e Dr. Alberto Fonseca; o membro honorário da FPI Bahia, Alberto Santana; e o Prefeito de Nossa Senhora da Glória, Chico do Correio.

Balanço

Durante a FPI, diversos tipos de degradação ambiental foram fiscalizados, entre eles, casos de desmatamento, produção clandestina de carvão, condições sanitárias de funcionamento de matadouros e fabriquetas de queijos, apreensão de madeiras, além de empreendimentos sem licença ambiental, vendas de agrotóxicos, inclusive, de forma fracionada, dentre outras irregularidades.

Também foram feitas descobertas de grande importância para o Estado de Sergipe, como o registro de 23 novas cavernas, sítios arqueológicos terrestres e subaquáticos.

A Fiscalização Preventiva Integrada oportunizou, ainda, acordos importantes para os ribeirinhos, como a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta para a criação e implementação de Sistema de Meio Ambiente (Secretarias, Conselho e Fundo Municipal do Meio Ambiente) de todos os 10 municípios, com destaque para o compromisso firmado em Canhoba, que era o único, que ainda não tinha formalizado esse compromisso de desenvolver ações mais abrangentes para assegurar a proteção ao meio ambiente.

Relembre

A Fiscalização Preventiva Integrada do São Francisco, da Tríplice Divisa, começou no dia 21 de novembro de forma simultânea nos Estados de Bahia, Sergipe e Alagoas. A grande força-tarefa tem o intuito de preservar o Rio São Francisco e também tem a missão de cuidar da saúde e da segurança do trabalho dos ribeirinhos.

Órgãos e entidades que integram a FPI/SE

Os órgãos envolvidos na FPI de Sergipe são: Ministério Público Federal – MPF (Coordenação Geral); Ministério Público do Estado de Sergipe – MPSE (Coordenação Geral); Ministério Público do Trabalho – MPT; Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF; Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – SEMARH; Secretaria de Estado da Cultura – SECULT; Secretaria de Meio Ambiente do Município de Aracaju – SEMA; Secretaria de Estado da Segurança Pública de Sergipe; Grupamento Tático Aéreo – GTA; Polícia Militar de Sergipe – PM/SE; Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe; Capitania dos Portos de Sergipe; Polícia Federal em Sergipe – PF/SE; Polícia Rodoviária Federal em Sergipe – PRF/SE; Polícia Civil de Sergipe – PC/SE; Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA; Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio; Administração Estadual do Meio Ambiente – ADEMA; Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- IPHAN; Fundação Nacional de Saúde – FUNASA; Superintendência Federal de Agricultura em Sergipe SFA/SE; Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA; Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe – EMDAGRO; Divisão de Vigilância Sanitária do Estado de Sergipe – DIVISA/SE; Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Sergipe – SRTE/SE; Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM; Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe – CREA/SE; Secretaria de Patrimônio da União – SPU; Fundação Cultural Palmares – FCP; Universidade Federal de Sergipe – UFS; Museu de Arqueologia de Xingó (MAX); Centro da Terra – Grupo.


Notícias Indicadas

Nona, Bruninho Top7, cortejos do Rasgadinho e Maysa Reis agitam o Jardins Folia 2026

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

Ferreira Costa abre mais de 10 vagas de emprego em Aracaju

Prefeitura anuncia vasta programação para o Carnaval da Barra 2026

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

Clube de Aventureiros Estrelas Brilhantes: Mais de duas décadas de dedicação ao desenvolvimento infantil

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Iguá Sergipe prevê abertura de mais de 400 vagas de emprego em 2026 e lança canal oficial de empregos no estado

5 alertas de que o sistema contábil da sua empresa ficou para trás

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Detran Sergipe moderniza CNH e exame prático passa a ser realizado sem baliza

Petrobras garante três décadas de produção em Sergipe Águas Profundas

Governo de Sergipe anuncia redução no preço da tarifa do gás natural canalizado

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação