Aracaju (SE), 03 de dezembro de 2021
POR: Caixa Notícias
Fonte: Caixa Notícias
Em: 08/10/2021 às 00h00
Pub.: 08 de outubro de 2021

Caixa está entre as marcas mais fortes e valiosas do país


CAIXA é o banco com maior índice de força de marca no Brasil, que valorizou 170% na comparação com pesquisa divulgada em 2018.


A CAIXA é a terceira marca mais valiosa do país, de acordo com a pesquisa Brasil 50 edição 2021, da consultoria independente Brand Finance. Segundo os indicadores avaliados, a CAIXA apresenta a maior “força da marca” entre os bancos brasileiros, com a nota triplo A (AAA). Na comparação com a pesquisa divulgada em 2018, o salto no valor de marca CAIXA é de 170%.


A marca CAIXA valorizou cerca de R$ 2,8 bilhões em relação a 2020, um crescimento de 14,5%, alcançando mais de R$ 22 bilhões e permanecendo entre as três marcas brasileiras mais valiosas pelo segundo ano consecutivo. Além do destaque no ranking nacional, a CAIXA também figura no Top 100 entre as marcas de bancos mundiais, ocupando a 68ª posição.


O estudo é um dos mais respeitados do mundo em avaliação de marcas, sendo utilizado por investidores e empresários para definir estratégias de mercado. A consultoria inglesa Brand Finance é especializada em pesquisas de valoração de marcas e líder mundial em relatórios mercadológicos nesse segmento.


Para a formação das notas referentes à “força da marca” de cada uma das empresas avaliadas, o ranking considera três fatores: desempenho financeiro, investimento de marketing e performance de marca. De 2020 para 2021, período da pandemia da Covid-19, as 50 principais marcas do Brasil registraram um aumento médio de 9% no valor da marca, enquanto a CAIXA aumentou 14,5%.


A pesquisa destaca, ainda, que entre os KPI (key performance indicator) indicadores-chave de desempenho de percepção de marca, a CAIXA se destaca nos fatores “lealdade”, “reputação” e “qualidade”. O brand awareness (consciência da marca) da CAIXA foi reconhecido por 92% dos entrevistados, de acordo com a Brand Finance.


O aumento na valoração da marca CAIXA e no reconhecimento do público vêm em um período em que a instituição desenvolveu diversas ações para atenuar os impactos da crise econômica advinda da pandemia da Covid-19. O banco superou o desafio de estar à frente do pagamento do Auxílio Emergencial, maior operação de distribuição de benefícios sociais da história do país, desenvolvido em tempo recorde para garantir ajuda financeira a milhões de brasileiros que perderam abruptamente sua renda.


Fontes:
Metodologia: https://brandirectory.com/methodology
Questão de “Employee Score”: https://brandirectory.com/download-report/brand-finance-whitepaper-diversity-impact-on-brand.pdf
Ranking 2018: https://brandirectory.com/download-report/Brazil%2050%202018%20Locked.pdf
Ranking 2019: https://brandirectory.com/download-report/brand-finance-brazil-50-2019-preview.pdf
Ranking 2020: https://brandirectory.com/download-report/brand-finance-brazil-50-2020-preview.pdf
Ranking 2021: https://brandirectory.com/download-report/brand-finance-brazil-50-2021-preview.pdf

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação