Aracaju (SE), 20 de outubro de 2025
POR: Wellington Amarante
Fonte: Ascom Sebrae/SE
Pub.: 02 de julho de 2015

MEI contará com ajuda do Procon para resolver conflitos

Eles passam a ser beneficiados pelo Código de Defesa do Consumidor.

Microempreendedores podero contar com o auxlio do Procon (Foto: Alfredo Moreira)

Microempreendedores podero contar com o auxlio do Procon (Foto: Alfredo Moreira)

Os microempreendedores individuais (MEI) poderão recorrer aos Procons, órgãos estaduais e municipais de defesa do consumidor para solucionar conflitos relacionados ao consumo de produtos e serviços até então limitados às pessoas físicas. A medida faz parte de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Sebrae e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça.

A partir de agora os MEI passam a contar com o suporte legal do Código de Proteção e Defesa do Consumidor, tendo direito aos mesmos benefícios que qualquer cidadão que esteja na posição de consumidor de um produto ou serviço. Uma nota técnica com a recomendação aos Procons para atender essas demandas já foi expedida pela Secretaria.

A decisão tem abrangência nacional e irá beneficiar mais de 5 milhões de microempreendedores individuais. Em Sergipe a medida atingirá quase 40 mil empresários. 

“É uma iniciativa importante que ajuda a criar um ambiente mais favorável á atuação dos proprietários de pequenos negócios no país. Além disso, garante mais segurança ás relações comerciais que são mantidas por eles”, ressalta o superintendente do Sebrae em Sergipe, Emanoel Sobral. 
O MEI é uma categoria jurídica direcionada as pessoas que trabalham por conta própria, faturam até R$ 60 mil ao ano, não possuem participação em outras empresas como sócio ou titular e empregam no máximo um funcionário recebendo o salário mínimo ou o piso da categoria. 
Mediante o pagamento de uma taxa mensal de no máximo R$ 45,40 o trabalhador passa a contar com auxílio doença, salário maternidade, aposentadoria após 15 anos de serviço e pensão por morte. Outros benefícios importantes são a possibilidade de poder vender para o governo, ter acesso facilitado aos serviços bancários e linhas de crédito. Atualmente mais de 500 atividades podem ser enquadradas como Microempreendedor Individual. 


Notícias Indicadas

Jovem desaparece nas águas da Praia do Jatobá, na Barra dos Coqueiros

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Vídeo vazado, término de noivado e sogro na mira da polícia: veja cronologia do caso do padre flagrado com mulher de fiel

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Conheça Sergipe: confira dados geográficos e econômicos de todos os municípios sergipanos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação