Seminário do Comércio Exterior é realizado em Estância
O município de Estância recebeu na última quinta-feira, 17, a primeira edição do “Seminário de Comércio Exterior”, realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Sebrae e demais instituições que compõem o Comitê Estadual do Plano Nacional da Cultura Exportadora. Empresários e colaboradores de empresas sergipanas com potencial exportador estiveram presentes no evento, que aconteceu durante todo o dia, no auditório da Universidade Tiradentes e contou com uma vasta programação.

Seminário do Comércio Exterior é realizado em Estância (Imagem: Danillo França/Sedetec/SE)
O analista de Comércio Exterior do MDIC, Miguel Marques, iniciou o evento com um “Curso Básico de Exportação”, onde identificou os benefícios da atividade para as empresas de pequeno e médio porte, explicando seus principais mecanismos. “É preciso enxergar o comércio exterior como alternativa e opção de desenvolvimento para sua empresa”, afirmou ao destacar sua importância para o desenvolvimento de qualquer país, na geração de divisas e atração de novos investimentos.
No período da tarde, foi a vez do assistente comercial dos Correios, Valter Souza, explicar sobre o Exporta Fácil, que visa fomentar o comércio exterior. “Esse serviço simplificado, que funciona desde o ano de 2000, é voltado principalmente para pequenos e micro empresários que queiram exportar um valor de até US$ 50 mil por nota fiscal”, explicou, depois de fazer um breve histórico sobre a empresa, destacando sua estrutura e capilaridade no Estado e no país.
Ainda durante o seminário, o diretor da empresa sergipana Tropfruit, Diorane Araújo, falou sobre a exportação de produtos, atividade na qual a empresa está inserida há 16 anos, sendo líder em Sergipe pelo oitavo ano consecutivo. “A empresa teve sua formação voltada desde o início para atender o mercado de exportação e hoje 70% do que produzimos é exportado. Temos 21 itens, sendo entre 10 a 12 na lista de produtos exportados, principalmente para atender o mercado europeu, americano, asiático e do oriente médio, nessa ordem”, disse, ao observar que a Tropfruit trabalha com sucos de fruta, aromas e óleos essenciais, e tem como principal produto o suco de laranja.
Realizado com o objetivo de incentivar a cultura exportadora no Estado de Sergipe, o seminário também contou com a participação do gerente de Atendimento da Caixa Econômica Federal de Estância, Renier Roosevelt, que apresentou os produtos da instituição voltados para o Comércio Exterior, a exemplo das linhas de financiamento e operações de câmbio. “Foi muito proveitoso poder participar desse seminário, onde pude adquirir mais informações para poder entrar no ramo de exportações”, destacou o empresário Luiz Fernando Gomes, proprietário da Sanbig Malharia, que desde 94 fabrica uniforme escolar e camisetas no município.
“Esse evento é uma ação integrada ao Plano Nacional da Cultura Exportadora e de grande importância para melhorar o desenvolvimento do comércio exterior em Sergipe”, reforçou o analista de comércio exterior da Sedetec, Caio Lucas de Moura Morais, um dos responsáveis pela organização do seminário.