Aracaju (SE), 07 de julho de 2022
POR: Comunicação Ativa
Fonte: Comunicação Ativa
Pub.: 18 de outubro de 2016

Aracaju recebe a centésima loja do Assaí Atacadista


Segunda maior rede de atacado do País chega ao 15º Estado brasileiro e registra o maior crescimento de sua história.


Logo Assaí Atacadista (Imagem: Logo Assaí Atacadista)

Logo Assaí Atacadista (Imagem: Logo Assaí Atacadista)


Aracaju, outubro de 2016 - Com investimento de R$ 40 milhões, o Assaí Atacadista chega com sua primeira unidade no estado de Sergipe, inaugurando a loja na capital Aracaju no dia 20 de outubro, às 9h. A data marca a abertura da centésima loja da rede, número considerado um marco, pois representa a chegada a um novo Estado – o 15º do Brasil em que o Assaí Atacadista estará presente – e a força da expansão da bandeira, segunda maior rede de atacado do país. Aliado a isso, a rede também registra o maior crescimento de sua história, reportando um aumento de 45,7% nas vendas líquidas no terceiro trimestre de 2016, na comparação com o mesmo período do ano passado.


“A centésima loja do Assaí é um marco muito importante e, por isso, precisava ser registrada de uma forma única. Chegar a um novo Estado e a uma nova capital é a maneira ideal de registrar esse momento especial. É um número pelo qual trabalhamos muito e representa a força da nossa expansão, que teve início em 2012, com apenas 14 lojas no Estado de São Paulo. Hoje, o Assaí está presente em todas as regiões do País, o que nos deixa muito satisfeitos e com o anseio de crescer sempre mais”, afirma Belmiro Gomes, Presidente do Assaí Atacadista. A rede apresenta um crescimento de 200% nos últimos quatro anos e, em 2016, passou a ser o formato de negócio com maior participação dentro do segmento de varejo alimentar do GPA, com 37%, ultrapassando os hipermercados.


Um dos principais diferenciais do Assaí e que justifica o crescimento apresentado pela rede é a reestruturação do formato de loja, que vem acontecendo desde 2012 com o objetivo de desenvolver um modelo de negócio ainda mais assertivo para seus públicos-alvo e atrativo para novos clientes. Além disso, para atender as necessidades dos clientes, o Assaí oferece, também, a política de dois preços. Isso significa que não é necessário comprar uma caixa de um produto para conseguir valores mais competitivos. A partir de pequenas quantidades já é possível pagar o valor de atacado e economizar. 


O Assaí está em um intenso processo de expansão e tem como objetivo estar presente em todos os Estados do Brasil. “Sempre buscamos regiões onde a demanda aponta para a necessidade de uma loja de atacado. Aracaju é um desses polos econômicos que vem crescendo e se mostra uma praça bastante promissora”, comenta Gomes. Hoje, a rede tem sete lojas em construção no País.


Localizada na Rua Simeão Aguiar, nº 430, no bairro José Conrado de Araújo, em Aracaju, a chegada da nova loja do Assaí Atacadista gerou aproximadamente 520 vagas de empregos, entre diretos e indiretos. A loja tem quase 13 mil m² de área construída, sendo 5.300 m² de área de vendas, 386 vagas de estacionamento e 28 caixas. 


Como forma de homenagear a cidade que recebe a centésima loja da rede, o Assaí convidou o artista plástico Aniceto Poderoso Sobral para pintar um mural temático, na parte externa da loja, ressaltando os pontos turísticos e a cultura da cidade e do Estado. “Nossa intenção com esse registro artístico é prestigiar a cultura local e evidenciar nosso orgulho de ter escolhido esta loja para ser a nossa centésima”, diz Belmiro Gomes.


O Assaí Aracaju funcionará de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h, e, aos domingos e feriados, das 7h às 18h.


Sustentabilidade
Para construção da unidade em Aracaju, o Assaí Aracaju utilizou de tecnologias e diferenciais ambientais que buscam a melhor utilização de recursos naturais, com redução do consumo de energia elétrica e melhor aproveitamento da água. Entre eles, ilhas refrigeradas que possuem fechamento e evaporação da água residual da condensação, eliminando a necessidade de drenos, evitando volume de água para a rede de esgoto. Com isso, há maior aproveitamento do equipamento, reduzindo o consumo de energia. Há também a utilização de um sistema de ar-condicionado central com termoacumulação, que reduz em até 30% o consumo de energia, se comparado ao sistema convencional.


A iluminação tem cobertura com zenitais (aberturas em telhas translúcidas na cobertura da loja que permite entrada de luz natural), e fachada de vidro, para proporcionar maior iluminação natural durante o dia, diminuindo a utilização das lâmpadas e gerando redução no consumo de energia elétrica. Quando necessária, a iluminação da loja é 100% em led.


Em sua política de uso racional das sacolas plásticas, a rede Assaí Atacadista oferece três maneiras para o transporte de mercadorias: sacolas retornáveis (ecobags), caixas de papelão, distribuídas gratuitamente, e sacolas plásticas comercializadas a R$ 0,20 aos clientes que desejarem fazer essa aquisição e contribuir com a doação para APAE – toda a receita líquida obtida com a comercialização de sacolas nesta loja é revertida para a instituição. 


A nova loja conta, ainda, com um projeto resultado de uma parceria entre o Assaí e a concessionária de energia elétrica da região, a Energiza, que consiste em trocar materiais recicláveis, como vidro, papel, metal, plástico e embalagens longa vida, por descontos na conta de energia elétrica. No estacionamento, há um posto de coleta de materiais recicláveis no qual as pessoas poderão levar os materiais recicláveis das 08h às 17h, de segunda-feira a sexta (Fechado 12 às 13 - horário de almoço).


O Assaí ainda possui coletores de pilhas e baterias, presente em todas as lojas da rede desde 2011. Em parceria com a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e em cumprimento da legislação Conama 401/08, as lojas coletam e dão correta destinação para esse tipo de resíduo.


Sobre o Assaí Atacadista
O Assaí Atacadista possui 100 unidades em 15 estados (AL, AM, BA, CE, DF, GO, MS, MT, PB, PE, PR, RJ, RN, SE, SP). Negócio de atacado do GPA, a rede opera com o formato Cash&Carry, conhecido como atacado de autosserviço, e está em plena expansão. Em 2015, a rede inaugurou 11 novas unidades no Brasil e fechou o ano com vendas brutas de R$ 11,3 bilhões, expansão de 25,5% em relação ao ano anterior.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação