Aracaju (SE), 05 de agosto de 2026
POR: Fecomércio Sergipe
Fonte: Fecomércio Sergipe
Em: 05/08/2026 às 14:29
Pub.: 05 de agosto de 2026

Dia dos Pais deve movimentar R$ 75 milhões no comércio sergipano, com crescimento estimado de 3%

Presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, aponta setores com maior movimentação - Foto: Fecomércio Sergipe

O comércio varejista de Sergipe deve movimentar cerca de R$ 75 milhões durante o Dia dos Pais de 2026, com expectativa de crescimento de aproximadamente 3% em relação ao mesmo período do ano passado. A projeção realizada pelo Núcleo de Comunicação e Inteligência do Sistema Fecomércio, com base em dados estudados da CNC, reflete a recuperação gradual do consumo, impulsionada pela melhora do mercado de trabalho e pelo aumento da renda das famílias.

Segundo análise econômica, a redução do desemprego e o avanço do rendimento médio fortalecem a confiança do consumidor e estimulam as compras em uma das principais datas comemorativas do varejo. Apesar desse cenário mais favorável, o elevado endividamento das famílias e as restrições ao crédito ainda limitam um crescimento mais acelerado. O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, aponta os setores com maior movimentação.

“Os segmentos de vestuário, calçados, perfumaria e cosméticos, eletrodomésticos, eletrônicos e utilidades domésticas devem concentrar a maior parte das vendas. Também é esperada maior movimentação em supermercados, lojas de departamento e no comércio de rua, com reflexos positivos para serviços como alimentação, transporte e logística”, avalia Marcos Andrade.

O entendimento é que o consumidor continuará adotando um comportamento cauteloso, priorizando a pesquisa de preços, promoções e compras à vista. Além disso, a inflação em alguns produtos tradicionais da data, como perfumes e equipamentos de informática, pode pressionar o valor médio das compras, enquanto a redução de preços em itens como televisores e aparelhos de som cria oportunidades para ações promocionais.

Para o setor empresarial, a recomendação é investir em estratégias de preço, boas condições de pagamento, gestão eficiente dos estoques e fortalecimento dos canais digitais para ampliar a competitividade.

A expectativa de crescimento de 3% reforça a retomada gradual da atividade comercial em Sergipe e confirma o consumo das famílias como um dos principais motores da economia estadual neste segundo semestre.

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac, Instituto Fecomércio e 13 Sindicatos Patronais em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Notícias Indicadas

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque


Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação