Porto Digital e M. Dias Branco abrem inscrições para startups desenvolverem projetos inovadores
Chamada oferece aporte financeiro e validação de soluções. As inscrições acontecem até o dia 23 de fevereiro.
Recife, 20 de janeiro de 2026 – Em parceria com o Porto Digital, a M. Dias Branco, empresa do setor de alimentos, abre nesta segunda-feira (19) as inscrições para a Chamada de Inovação Aberta. A iniciativa visa selecionar startups, empresas inovadoras e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) para desenvolvimento de projetos de inovação que atendam aos desafios da companhia.
As informações já estão disponíveis e serão detalhadas também em videoconferência no dia 4 de fevereiro, com representantes da M. Dias Branco, detentora de marcas como Vitarella, Piraquê, Adria. Para participar da live, os interessados devem se inscrever na plataforma do Porto Digital (https://app.portodigital.org/
As inscrições devem ser realizadas até 23 de fevereiro através do formulário eletrônico na plataforma do Porto Digital, onde também está disponível o briefing completo de inovação.
As propostas vencedoras receberão aporte financeiro sem disponibilização de equity (participação em eventual produto ou empresa).
Por que participar?
Para empresas inovadoras e ICTs, os benefícios incluem oportunidade de geração de negócios com indústria multinacional, validação de modelos e protótipos e potencial escala do negócio.
A iniciativa promove conexão entre stakeholders do setor de inovação do Estado, incluindo indústrias, empresas inovadoras e instituições de ensino/universidades que desenvolvam projetos científicos, tecnológicos e/ou de inovação.
Como funciona o processo
O ciclo de inovação é dividido em cinco etapas: lançamento da chamada, detalhamento dos desafios, submissão do projeto, seleção e contratação.
Especialistas do ecossistema de inovação e da indústria realizarão a seleção, considerando critérios como aderência aos desafios, factibilidade, grau de inovação, capacidade da equipe, escalabilidade, diferencial competitivo, consistência, facilidade de implantação e viabilidade.
Cronograma:
- 20/01/2026 – Abertura da Chamada
- 04/02/2026 – Live de Onboarding
- 23/02/2026 – Encerramento das inscrições
- 17/03/2026 – Início do período de avaliação
- 03/04/2026 – Divulgação dos resultados
Após a divulgação dos resultados, as propostas selecionadas terão um contato direto com a indústria e o Porto Digital para fechar o escopo e definir os acordos referentes à contratação do projeto.
“A parceria com o Porto Digital reforça nosso compromisso em conectar a indústria alimentícia com o ecossistema de inovação. Queremos que startups e ICTs encontrem aqui um espaço para transformar ideias em soluções aplicáveis, com impacto direto nos nossos processos e produtos”, afirma Felipe Vasconcelos Alencar, Coordenador de Tecnologia de Automação na M. Dias Branco.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é o principal distrito de inovação da América Latina há 25 anos, com ecossistemas colaborativos que visam transformar o entorno com novas tecnologias, economia criativa e ferramentas que melhoram a vida em sociedade. Localizado na área histórica da cidade do Recife, sua atuação abrange os setores de produção de software, serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa. Atualmente, o parque conta com mais de 21 mil colaboradores distribuídos em mais de 475 empresas, gerando um faturamento anual de R$ 6,2 bilhões. Além disso, expandiu sua presença para Caruaru, Goiás e Portugal. Para acompanhar notícias em tempo real sobre o Porto Digital acesse: https://jornaldigital.recife.
Sobre a M. Dias Branco
Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do Pacto Global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 22 indústrias, sendo 14 Fábricas de Massas, Biscoitos e outros alimentos; 07 Moinhos de Trigo e 02 Fábricas de Cremes e Gorduras Vegetais, além de 25 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.
Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos, massas e granolas. Em novembro de 2021, realizou a aquisição da marca FIT FOOD, primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e chips. Com a aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, a Companhia ampliou a sua participação no mercado de alimentos saudáveis, com produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro do mesmo ano, anunciou sua primeira aquisição internacional, a Las Acacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.
A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester, Isabela no Brasil e Las Acacias no Uruguai, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos.